sexta-feira, 25 de março de 2011

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2011 – 02 a 08 de Maio

Semana de Ação Mundial
Semana de Ação Mundial 2011 tem como tema “Educação não discriminatória”
Brasil, 25 de fevereiro de 2011
SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2011 – 02 a 08 de Maio
“Diferenças sim! Desigualdades Não!”

Informamos a alteração de data da realização da Semana de Ação Mundial para 02 a 08 de Maio, de forma a acompanhar o calendário da Semana no nível internacional e também para ganhar mais tempo para a produção e organização da SAM.

O QUE É A SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (GCE) que desde 2003 acontece simultaneamente em mais de 100 países como uma grande pressão internacional sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, com destaque para o Programa de Educação para Todos (Conferência Mundial de Educação, Dacar/Senegal, Unesco, 2000), e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ONU, 2000), no sentido de garantir educação pública de qualidade para todas e todos.

No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras atividades junto com diversos parceiros. Desde 2003, a Semana já mobilizou mais de 43 milhões de pessoas em todo o mundo.

Tema: Educação não-discriminatória

Neste ano, trabalharemos com o tema “Educação não-discriminatória”, tendo como princípio o lema “Diferenças sim! Desigualdades não!”, mote que tomamos emprestado da ONG Novamerica, do Rio de Janeiro, parceira nessa iniciativa.
Focaremos principalmente questões de gênero, raça e deficiências, cujo enfrentamento é fundamental para que a educação pública e gratuita, inclusiva e de qualidade para todas e todos seja uma realidade no Brasil.

Parceiros da SAM

Como sempre, neste ano buscamos parcerias com organizações, redes, movimentos e grupos que atuam no tema. Já se juntaram a nós na SAM 2011:

• Unesco (http://www.unesco.org/pt/brasilia/)
• Campanha por uma Educação Não-Sexista e Não-Discriminatória (www.educacion-nosexista.org)
• Relatoria para o Direito Humano à Educação (www.dhescbrasil.org.br)
• Novamerica (http://www.novamerica.org.br/home.asp)
• Artefeito (http://www.artefeito-cultura.blogspot.com/)


Educação não-discriminatória e o Plano Nacional de Educação
Como toda a rede da Campanha já sabe, neste ano a incidência sobre a tramitação do PNE é nossa prioridade. Assim, faremos um esforço para relacionar as reflexões e ações geradas na SAM à incidência no PNE. Como as propostas para o enfrentamento da discriminação na educação estão refletidas em nossas emendas ao PNE?

Atividade nacional
Neste ano estamos organizando uma atividade nacional da SAM para o dia 04 de maio, em Brasília. Vamos negociar a realização de uma Aula Pública no Congresso Nacional para discutir o tema da SAM. Como sempre, vamos estimular que os comitês regionais da Campanha e outros parceiros realizem eventos similares no nível local.

E você?
O que você pretende fazer em seu local? Para saber como participar da Semana, receber os materiais ou se tornar um ponto de referência no seu Estado, fale conosco. Dê sua sugestão, tire suas dúvidas, discuta suas idéias com a gente.
Entre em contato com a Campanha email: sam@campanhaeducacao.org.br, tel. (11) 3159-1243 com Carolina Morais.
Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Nenhum comentário: