terça-feira, 30 de agosto de 2011

Questões de Provas do ENEM

EMES- ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Filosofia, Geografia, Sociologia e História (Ens. Fundamental)
Ano: 2011
O Enem é composto por quatro tipos de provas com 45 questões cada uma, mais a redação.
Vamos experimentar resolver somente 3 questões do ENEM e mais um tema da redação? Então, mãos a obra!




13)
Fonte: gráfico elaborado pelo autor com base nos dados do IBGE. Anuário Estatístico do Brasil. 1995 págs. 2-9 e 2-17
Sábado, 6 da manhã. A algazarra domina a estação central de trem de Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo. Cinqüenta turistas de cabelos grisalhos preparam-se para embarcar rumo a um passeio pelo interior paulista. A bordo de uma "maria-fumaça", a euforia é tanta que aqueles senhores e senhoras até parecem colegiais em viagem de férias. No caminho, pausa para visitar um museu de locomotivas antigas e quatro seculares fazendas de café. Duas horas depois o grupo desembarca na cidade de Itu. Lá eles passam o resto do dia no Camping Casarão. Aprendem a montar e desmontar uma barraca e fazem caminhada pelo meio da mata. Acampamento para idosos? Até pouco tempo atrás, seria mesmo de estranhar.
Veja 22/03/00
Faça a associação entre a tabela e o texto e assinale a alternativa correta
(A) O crescimento do número de idosos, no país, em função do aumento das taxas de natalidade favoreceu a atividade turística.
(B) O conhecimento da estrutura etária de um país é muito importante para organizar o fluxo turístico em todas as faixas etárias.
(C) A predominância de adultos na estrutura etária brasileira em função da maior longevidade favoreceu o processo de informalidade na atividade turística.
(D) O crescimento do número de idosos, nas últimas décadas, em função da maior longevidade criou uma importante demanda de lazer para a terceira idade.
(E) O conhecimento da estrutura etária brasileira permite avaliar o potencial turístico entre os idosos, adultos e jovens


47) Leia atentamente o anúncio abaixo e responda à questão seguinte:

Agência Guimarães Profissionais
A respeito da frase-chamada do anúncio, A conversa chegou na cozinha, só não é adequado afirmar:
(A) que, em virtude de o segmento-alvo do produto ser majoritariamente feminino e de classes médias e altas, deveria ser substituído por A conversa não chegou na cozinha.
(B) que ela denota, subliminarmente, o conceito machista e patriarcal de que lugar de mulher é na cozinha.
(C) que reaproveita criativamente o clichê sexista que exclui a mulher da discussão e do poder de decisão, tal como ocorre em A conversa ainda não chegou na cozinha!
(D) que há um desvio em relação à norma culta do idioma, e poderia ser substituída por A conversa chegou à cozinha.
(E) que há um desvio em relação à norma culta do idioma, semelhante ao da frase Fomos na cozinha buscar café.


QUESTÃO 2 (ENEM 2010)
Sob o olhar do Twitter
Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer.
O trecho acima tem 140 caracteres exatos. É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia com-plexa. Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques, ou pouco mais. Também é comum enviar e-mails, deixar recados no Orkut, falar com as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber chamados em qualquer parte, a qualquer hora. Estamos conectados. Superconectados, na verdade, de várias formas. [...]
O mais recente exemplo de demanda por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores.
MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar.2009 (fragmento adaptado).
Pode-se afirmar que o texto acima
A) adverte os leitores de que a internet pode transformar-se em um problema porque expõe a vida dos usuários.
B) ensina aos leitores os procedimentos necessários para que as pessoas conheçam esse novo meio de comunicação
C) exemplifica e explica o novo serviço global de mensagens rápidas que desafia os hábitos de comunica-ção e reinventa o conceito de privacidade.
D) procura esclarecer os leitores a respeito dos perigos que o uso do Twitter pode causar no trabalho e na vida pessoal.
E) apresenta uma enquete sobre as redes sociais da atualidade e mostra que o Twitter é preferido dos in-ternautas.
Construção de Texto:

Discutir sobre a "Valorização do idoso", apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Esse seria o tema da Redação da prova do Enem 2009, cancelada por motivo de fraude. A proposta de Redação traria trechos do Estatuto do Idoso e dados sociais e psicológicos sobre a Terceira Idade. Discutir sobre a "Valorização do idoso", apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Esse seria o tema da Redação da prova do Enem 2009, cancelada por motivo de fraude. A proposta de Redação traria trechos do Estatuto do Idoso e dados sociais e psicológicos sobre a Terceira Idade.
Agora você terá a “missão” de escrever sobre o tema acima. Até 6 linhas.
Boa sorte!
Respostas:
Questão 13 ENEM 2009:
Alternativa D

Questão 47 ENEM 2009:
Alternativa A

Questão 2 ENEM 2010:
Alternativa C) exemplifica e explica o novo serviço global de mensagens rápidas que desafia os hábitos de comunicação e reinventa o conceito de privacidade.
Justificativa: Além da literatura, a parte de Linguagens e Códigos traz diversos gêneros para que o vestibulando os interprete. Gêneros são os textos materializados na sociedade, os variados textos que circulam na realidade social (carta, bilhete, propaganda, artigo, charge, receita, conto, crônica etc). O senso comum costuma usar como sinônimos gêneros e tipos textuais, mas há uma diferença (que não cabe explicar agora). Em Sob o olhar do Twitter o vestibulando está diante de um trecho de reportagem ou matéria de revista (Época). Ao pedir a interpretação de um gênero, o ENEM costuma pergunta qual a finalidade deste ou daquele gênero, ou seja, para que o texto foi escrito. A finalidade de um texto como o apresentado costuma ser expor, explicar, informar sobre algum assunto. No caso, a alternativa que melhor se encaixa é a D, pois, além de dizer a finalidade do texto (em outras palavras, falar sobre o twitter), acrescenta a ideia principal da reportagem, a de que o novo serviço de mensagens desafia os hábitos de comunicação e reinventa o conceito de privacidade.



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