Justiça e Cidadania
Disciplinas Envolvidas: Filosofia (Tanely), História (fundamental- Tania), Geografia e Sociologia (Rosana Carvalho), Inglês (Núbia), Redação e Literatura (Aline), Redação (Suely Gonçalves)
Trabalhos a serem realizados:
· O Estatuto do Idoso, Cartilha do Cidadão, ECA e a Lei Maria da Penha, identificando as garantias como: quem garante esses direitos? São respeitados? Quais os principais direitos garantidos por essas Leis?
· Criar (desenhar) símbolos com os assuntos relacionados acima.
· Pesquisas na Revista Época sobre os assuntos relacionados acima.
· Entrevistas: a um idoso, um adolescente e uma mulher (pode ser filmada ou registrada através de anotações).
· Responder aos seguintes questionamentos baseando-se na Lei: Para que serve o Estatuto do Idoso? Quem tem a obrigação de assegurar os direitos aos idosos? Quem tem obrigação de assegurar a prestação de alimentos ao idoso? Ou a quem cabe pagar-lhe a pensão alimentícia? Quem se obriga a alimentar o idoso que não tem família ou seus familiares não possuem condições econômicas de sustentá-lo?
· Quais os tipos de atividades temos em Rio Bonito para viver com saúde na terceira idade?
· Vídeo: Clarita – Alzheimer e o envelhecimento (assistir e escrever um texto sobre como os familiares e cuidadores lidam com esses doentes). Qual o apoio que o Governo fornece?
· Pesquisas em revistas, jornais e outros veículos de comunicação sobre: abandono do incapaz (criança, idoso, pessoas especiais: deficiência física e mental).
· Pesquisa sobre gravidez na adolescência – Sexo com responsabilidade – DST/AIDS.
Atividade em andamento.
CULMINÂNCIA: em setembro, montar um stand com os Estatutos e a Lei Maria da Penha para distribuir e informar a sociedade.
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