terça-feira, 29 de março de 2011

Escola carente está entre as de melhor desempenho do País 25 de março de 2011

A Escola Estadual Dom Bosco, em Eirunepé, sudeste do Amazonas, em quatro anos aumentou 322% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2005, a nota era de 2,7, em uma escala que vai de 0 a 10. Já em 2009, a nota foi de 8,7. O aumento é o maior registrado em todo o País.

A escola atende a 340 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e lida com crianças em situação de risco social. Mais de 70% dos estudantes vêm de famílias que recebem Bolsa Escola.

A diretora da escola Maria de Fátima Libânio da Silva aponta duas estratégias como as responsáveis pelo salto de qualidade da escola Dom Bosco. A primeira é o projeto 'Aula de reforço é compromisso de todos'. Nele, pais e professores se uniram para superar o principal obstáculo às aulas de reforço: a falta de merenda.

"O Estado manda a merenda para o turno regular, mas como eles viriam estudar no contraturno sem comer?", questiona Maria de Fátima. Com recursos dos próprios professores e frutas e verduras produzidas pelos pais dos estudantes, foi possível garantir o lanche. "Até a saúde deles melhorou, porque muitos só se alimentam na escola mesmo", relata.

A outra estratégia utilizada pela escola é a 'Brincando também se aprende', que, mais uma vez, se desenvolve no contraturno. Aulas de amarelinha e atividades lúdicas são utilizadas como forma de estudo.

Reconhecimento
Todos os servidores receberam do governo estadual um 14º salário, em dezembro de 2010. A diretora Maria de Fátima, por sua vez, foi uma das 10 educadoras condecoradas com a medalha da Ordem Nacional do Mérito pela presidente Dilma Rousseff, na segunda-feira, dia 21, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

Materia do Portal da Educação

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