terça-feira, 1 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

EMES – Espaço Municipal de Ensino Supletivo

Trabalho sobre o Dia Internacional da Mulher – 8 de março.

1) Histórico sobre o Dia Internacional da Mulher.

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

2) Justificativa:

A data, como tantas outras em nosso calendário, nós leva a uma reflexão quanto a sua importância e relevância para a sua existência. E basta um olhar atento a nossa sociedade para entendermos o quanto é importante parar e discutir o universo feminino. Universo este ainda com muitas conquistas a serem realizadas e com tantas outras a serem consolidadas.

Mulher mãe, pai, operária, empresária, policial. Mulher feliz, com auto estima, abandonada, explorada, violentada, agredida de todas as formas. Mulher de sucesso ou em busca constante por algo que ela própria não compreende. Independente ou submissa. São muitas as mulheres, mas apenas uma certeza, somos todos iguais, e temos direitos que devem ser garantidos por esta sociedade.

É de causar, no mínimo, um sentimento de pavor e revolta, diante de tantas notícias que os diversos meios de comunicação estão expondo sobre a violência direcionada a mulher. São muitas as mulheres mortas, em pleno século XXI, por seus companheiros e ex companheiros. O que está acontecendo? O que estes homens pensam das mulheres? O que a própria sociedade pensa sobre ser mulher?

Diante dessas, e outras questões o tema se torna essencialmente necessário para a consolidação de valores e a formação do caráter de nossos jovens.

3) Objetivos:

· Despertar a sensibilidade dos nossos alunos quanto a existência de diferentes mulheres em nossa sociedade.

· Compreender realmente a idéia de igualdade entre Homens e Mulheres.

· Construir e reforçar valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

· Identificar as mudanças ocorridas ao longo do tempo, na vida, no comportamento, na formação das mulheres brasileiras.

4) Público alvo: Os alunos do Ensino Fundamental e Médio

5) Desenvolvimento:

Serão apresentados aos alunos, seis músicas, que abordem a determinada temática, (Pagu /Ai que saudades da Amélia/ Mulheres/ folhetim/ Teresinha).

Depois de escutarem, lerem ou “conhecerem” as músicas, os alunos serão estimulados com a seguinte questão: Em todas as músicas trabalhadas, a mulher é a mesma?

A resposta provavelmente será não. A partir daí o professor irá pedir que os alunos caracterizem as mulheres apresentadas nas músicas.

Essa caracterização irá gerar um debate sobre “as mulheres de nossa sociedade”.

O trabalho será realizado no dia 14 de março no EMES.

6) Avaliação:

Os alunos deverão produzir um texto sobre a mulher brasileira. Os textos produzidos passarão por uma seleção, os dois melhores serão apresentados para toda a escola e publicado no Blog da escola.

Professora: Madelon Mencari Felix

EMES – Espaço Municipal de Ensino Supletivo

Projeto: Dia da Mulher

Pagu

Rita Lee

Composição: Rita Lee e Zélia Duncan

Mexo, remexo na inquisição /Só quem já morreu na fogueira / Sabe o que é ser carvão
Uh! Uh! Uh! Uh!...

Eu sou pau prá toda obra / Deus dá asas à minha cobra / Hum! Hum! Hum! Hum! / Minha força não é bruta / Não sou freira / Nem sou puta...

Porque nem! / Toda feiticeira é corcunda / Nem!
Toda brasileira é bunda / Meu peito não é de silicone / Sou mais macho / Que muito homem
Nem! / Toda feiticeira é corcunda / Nem!
Toda brasileira é bunda / Meu peito não é de silicone / Sou mais macho / Que muito homem...

Ratatá! Ratatá! Ratatá!
Taratá! Taratá!...

Sou rainha do meu tanque / Sou Pagu indignada no palanque / Hanhan! Ah! Hanran!/ Uh! Uh!
Fama de porra louca / Tudo bem! / Minha mãe é Maria Ninguém / Uh! Uh!...

Não sou atriz / Modelo, dançarina / Meu buraco é mais em cima / Porque nem! / Toda feiticeira é corcunda / Nem! / Toda brasileira é bunda / Meu peito não é de silicone / Sou mais macho / Que muito homem...

Nem! / Toda feiticeira é corcunda / Nem! / Toda brasileira é bunda /Meu peito não é de silicone
Sou mais macho / Que muito homem...(2x)

Ratatá! Ratatatá
Hiii! Ratatá
Taratá! Taratá!..

Ai Que Saudade Da Amélia

Composição: Mário Lago / Ataulfo Alves

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia meu filho o que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade





Mulheres

Martinho da Vila

Já tive mulheres / De todas as cores / De várias idades / De muitos amores / Com umas até / Certo tempo fiquei / Prá outras apenas / Um pouco me dei...

Já tive mulheres / Do tipo atrevida / Do tipo acanhada / Do tipo vivida / Casada carente / Solteira feliz / Já tive donzela /E até meretriz...

Mulheres cabeça / E desequilibradas / Mulheres confusas /De guerra e de paz / Mas nenhuma delas /Me fez tão feliz / Como você me faz...

Procurei / Em todas as mulheres / A felicidade
Mas eu não encontrei / E fiquei na saudade
Foi começando bem / Mas tudo teve um fim...

Você é / O sol da minha vida / A minha vontade
Você não é mentira / Você é verdade / É tudo o que um dia / Eu sonhei prá mim...

Já tive mulheres / De todas as cores / De várias idades / De muitos amores / Com umas até
Certo tempo fiquei / Prá outras apenas
Um pouco me dei...

Já tive mulheres / Do tipo atrevida / Do tipo acanhada / Do tipo vivida / Casada carente
Solteira feliz / Já tive donzela / E até meretriz...

Mulheres cabeça / E desequilibradas / Mulheres confusas / De guerra e de paz / Mas nenhuma delas / Me fez tão feliz / Como você me faz...

Procurei / Em todas as mulheres / A felicidade
Mas eu não encontrei / E fiquei na saudade
Foi começando bem / Mas tudo teve um fim...

Você é / O sol da minha vida / A minha vontade
Você não é mentira / Você é verdade / É tudo o que um dia / Eu sonhei prá mim...

Procurei / Em todas as mulheres /A felicidade
Mas eu não encontrei / E fiquei na saudade
Foi começando bem / Mas tudo teve um fim...

Você é / O sol da minha vida/ A minha vontade
Você não é mentira / Você é verdade / É tudo o que um dia / Eu sonhei prá mim...

Folhetim

Chico Buarque

Se acaso me quiseres /Sou dessas mulheres
Que só dizem sim / Por uma coisa à toa
Uma noitada boa / Um cinema, um botequim

E, se tiveres renda / Aceito uma prenda
Qualquer coisa assim / Como uma pedra falsa
Um sonho de valsa / Ou um corte de cetim

E eu te farei as vontades / Direi meias verdades
Sempre à meia luz / E te farei, vaidoso, supor
Que és o maior e que me possuis

Mas na manhã seguinte / Não conta até vinte
Te afasta de mim / Pois já não vales nada
És página virada /Descartada do meu folhetim

Teresinha

O primeiro me chegou como quem vem do florista / Trouxe um bicho de pelúcia, trouxe um broche de ametista / Me contou suas viagens e as vantagens que ele tinha / Me mostrou o seu relógio, me chamava de rainha / Me encontrou tão desarmada que tocou meu coração / Mas não me negava nada, e, assustada, eu disse não

O segundo me chegou como quem chega do bar
Trouxe um litro de aguardente tão amarga de tragar / Indagou o meu passado e cheirou minha comida / Vasculhou minha gaveta me chamava de perdida / Me encontrou tão desarmada que arranhou meu coração / Mas não me entregava nada, e, assustada, eu disse não

O terceiro me chegou como quem chega do nada / Ele não me trouxe nada também nada perguntou / Mal sei como ele se chama mas entendo o que ele quer / Se deitou na minha cama e me chama de mulher / Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não / Se instalou feito posseiro, dentro do meu coração




Nenhum comentário: