segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto Educação EMES Cidadania- 3º e 4º bimestre

III - Justiça e Cidadania – discute com os jovens e adultos, noções de ética, justiça e cidadania, por meio de atividades envolvendo regras de convivência, dilemas relacionados a justiça e injustiça, relação entre direito e responsabilidade, cidadania etc.

Divide-se em: Justiça é um dever ético; Falando de direitos e responsabilidades;

A cidadania em movimento; Alçando outros vôos: apontando para um projeto de vida.

IV- Saúde: uma questão de cidadania – Busca construir a compreensão de que

nosso corpo é um todo integrado em interação com o meio e de que ele

necessita de cuidados para não romper seu equilíbrio.

Aborda a reprodução e a sexualidade, nos seus aspectos biológicos, psíquicos, culturais e sociais.

Trata das DST/AIDS e do problema do uso das drogas, privilegiando a reflexão sobre o papel que elas assumem na vida dos jovens e adultos e possíveis alternativas que os ajudem a enfrentar tais turbulências. Está dividido em duas grandes unidades:

UM CORPO TÃO HUMANO, que engloba os subtemas: O corpo nosso de cada dia e

Todo cuidado é pouco; VIDA: PRAZERES E ESCOLHAS, com os subtemas: Crescer e

aparecer; Mulheres e homens; Encontros: ficar, namorar, transar, sair,

badalar…

Lei Maria da Penha

V- Trabalho Propõe o estudo da organização dos trabalhadores e suas

conquistas, a discussão do sentido dos direitos e deveres estabelecidos no

“Estatuto da Criança e do Adolescente”,”Estatuto do Idoso” a reflexão sobre um projeto de vida profissional, dentro de um contexto social mais amplo, levando em conta

organizações estatais, não-governamentais ou de trabalhadores que podem

auxiliá-los; estimula o jovem a falar e refletir sobre suas experiências de vida

com o trabalho; por meio de atividades, incentiva o aluno a se colocar no lugar

do “outro”, considerando valores e realidades sociais mais amplas.

Está organizado nos subtemas: O que é trabalho?; Trabalhador em construção; A

organização dos trabalhadores e suas conquistas; O trabalho atualmente; Eu e

o trabalho

Temática das Oficinas Culturais

Nenhum comentário: