sábado, 2 de julho de 2011

População de Rio Bonito recebe Agenda 21 Local


População de Rio Bonito recebe Agenda 21 Local

30/06/2011

A cerimônia de lançamento da Agenda 21 de Rio Bonito, no dia 29 de junho, trouxe à tona boas recordações de como tudo começou. Foi o município, em 2007, que sediou os primeiros encontros do projeto Agenda 21 Comperj, reunindo no Hotel Pedras Negras os representantes dos 14 municípios integrantes.

Quatro anos depois, a certeza é de que a iniciativa está cumprindo sua função: informar e gerar políticas públicas que saiam efetivamente do papel. Foi o que afirmou a coordenadora técnica do projeto, Patricia Kranz. “Ficamos muito felizes em ver os municípios que já lançaram a Agenda 21 fazendo as ações acontecerem. Rio Bonito está se empenhando na divulgação das propostas implementadas e é gratificante ver que esse trabalho está sendo útil para o município”.

Um exemplo disso foi o lançamento oficial do relatório de mapeamento das áreas de risco em Rio Bonito, ação prevista no Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) e viabilizada pelo Departamento de Recursos Naturais do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro.

Flávio Erthal, presidente do departamento, explicou que o trabalho permitiu reconhecer as causas e propor soluções para os deslizamentos recorrentes no município. “Em 2008, houve graves desabamentos de encostas no estado do Rio, decorrentes das chuvas. Foi nesse cenário que o Fórum da Agenda 21 de Rio Bonito nos procurou”.

Flávio contou que o mapeamento no Rio de Janeiro começou em 2010 e Rio Bonito foi contemplado na segunda fase do projeto. “Visitamos cada área, identificamos a população impactada e propusemos medidas iniciais”, afirmou o presidente, acrescentando que o trabalho gerou também uma cartilha que será distribuída nas escolas.

Além do mapeamento, outras propostas levantadas pelo Fórum Local já foram executadas pelo Governo Municipal. É o caso de ações como coleta de óleo, criação da faixa exclusiva para motos, Delegacia Legal, Unidade de Conservação Ambiental, obras de contenção, recuperação da mata ciliar, fortalecimento dos movimentos infantis, Escola Técnica, capacitação e valorização dos professores, criação do Conselho do Idoso, Programa de Saúde Coletiva, combate à dependência química, criação de praças e ginásios e implantação do Código de Legislação Ambiental.

Nesse contexto, o coordenador geral do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini, demonstrou a sua satisfação com a valorização do PLDS no município. “Foi aqui que iniciei meu trabalho no projeto e fico feliz em ver o avanço de Rio Bonito, principalmente na integração com o primeiro setor”.

A representante da comunidade, Valdemira Jacob, atribuiu esse momento à determinação e integração do Fórum Local. “Todos os participantes têm a mesma vontade, a de fazer acontecer”. A coordenadora do Fórum e também secretária de Meio Ambiente, Carmen Motta, acrescentou que, apesar das vitórias, o trabalho continua. “O lançamento da Agenda 21 é um grande ato de cidadania e daqui para frente não podemos mais parar”.
Otimismo da população

Para Valdemira, uma das principais preocupações de Rio Bonito atualmente é a falta de segurança. Entretanto, ela acredita que é possível reverter esse quadro. “Estamos trabalhando ativamente em relação a isso. Junto com a população, tenho certeza de que mudaremos esse cenário”.

Já a bióloga Elaine Mendonça, niteroiense que mora por escolha em Rio Bonito, como faz questão de frisar, citou a educação como base da conscientização e acredita que a Agenda 21 ajudará a população a ter uma visão diferenciada do município. “Os moradores se sentirão importantes e poderão ver que fazem parte do desenvolvimento local”.
Crescimento

Ainda durante a cerimônia de lançamento, Ricardo Frosini lembrou que, apesar da aparência, Rio Bonito não é um município tão pequeno assim e tende a crescer ainda mais. “É preciso planejar esse desenvolvimento, aproveitar a oportunidade para promover uma transformação social. E um plano feito com a Agenda 21 é o melhor que se pode fazer, pois é desenvolvido por todos”. O prefeito José Luiz Alves, reforçou essa preocupação. “Que venha o progresso, mas não o desespero”.

Nesse aspecto, a representante do Fórum de Itaboraí, Vilma Louzada, que foi convidada a expor o seu artesanato no evento, já percebe os impactos do desenvolvimento na região, impulsionado, principalmente, pela construção do Comperj. “Itaboraí, por exemplo, teve um crescimento demográfico muito grande, além da chegada de novas empresa e mais expectativas para o comércio”. Ela acrescentou que uma iniciativa do Instituto Inatus com apoio do Comperj já permitiu que ela formasse 200 meninas no artesanato com escama de peixe. “O objetivo agora é desenvolver uma cooperativa”.
Parcerias que dão certo

Com o lançamento das Agendas 21 Locais, a integração entre os municípios da região está cada vez maior. Na cerimônia de Rio Bonito, a entrega do PLDS foi feita em conjunto com os coordenadores dos demais Fóruns de Agenda 21 presentes, que foram homenageados durante o evento.

Além disso, o município apostou nas parcerias locais. Além da Petrobras e da Prefeitura, o lançamento recebeu o apoio de Cook Nelly Cardoces Ltda, Suco de Frutas Integral Imbiara, Dr. Kayo Vinicius, Green Detalle Engenharia e Consultoria, Via Lagos, Lodacar Veículos, Carvalho e Madeira Extração de Minerais, Cerâmica São Silvestre, Carvão Vegetal Rio Bonito, Cerâmica Rodrigues, Rally de Mangueiras, Extração de Minerais e Luanda Car Veículos.

http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/populacao-de-rio-bonito-recebe-agenda-21-local

Nenhum comentário: