sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A AVALIAÇÃO E O PLANEJAMENTO

"A AVALIAÇÃO E O PLANEJAMENTO
Pensar e agir é uma marca de todos nós, seres humanos.Afinal, foi pensando e agindo que chegamos ao nosso complexo mundo de hoje. Durante toda nossa história,mulheres e homens criaram, aprenderam e transformaram o mundo tendo em mente determinados sonhos ou resultados.
Algumas vezes, agiram sem ter clareza do lugar onde queriam chegar.Foram,simplesmente,fazendo e constatando o feito.Outras vezes, agiram de modo planejado, estabeleceram e buscaram alcançá-los intencionalmente.
Planejar é a atividade em que se projetam fins e se estabelecem os meios para chegar até eles.
Plenejar implica fazer escolhas.E,para bem fazê-las é preciso conhecer a realidade para poder determinar onde chegar e de que forma ir até lá.
Mas, antes de planejar é necessário descobrir onde estamos, para estabelecer as bases que garantirão a construção do planejamento.Esta prática que precede o planejamento é a avaliação.
Neste sentido, avaliação e planejamento caminham juntos.
Na escola não é diferente.A avaliação e planejamento se unem à pratica pedagógica numa relação contínua.O(a) professor(a) avalia para planejar,planeja para atuar junto aos alunos, para voltar a avaliar, novamente planejar, novamente atuar,...numa onda sem fim."
Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos
Avaliação e Planejamento -MEC

Nenhum comentário: