quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PROJETO: “O TRABALHADOR E SUAS CONQUISTAS” (4º Bimestre)

EMES – ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO
PROJETO: “O TRABALHADOR E SUAS CONQUISTAS” (4º Bimestre)
Disciplinas Envolvidas: Sociologia (Profª. Lenyse); Filosofia (Profª. Tanely); Geografia (Profª. Rosana); História (Profª. Madelon); Biologia (Profª Frnanda); Integradas (Profª. Lenyse – 4º/5º Anos)


Justificativa

O Projeto O Trabalhador e suas Conquistas” é parte integrante do Projeto Trabalho, e surgiu da necessidade de uma reflexão entre jovens e adultos, sobre um projeto de vida profissional, dentro de um contexto social mais amplo, considerando valores e realizações.






Objetivos

Conhecer direitos e deveres do trabalhador;
Trocar experiências profissionais, colocando-se no lugar do “outro”;
Buscar novas alternativas no mercado de trabalho;
Saber sobre dados significativos para uma entrevista de trabalho (comportamento, vestimentas, vocabulário...);
Divulgar e socializar a profissão de cada um;
Identificar as condições de melhoria no ambiente de trabalho favoráveis à saúde;
Reivindicar qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.


Público Alvo

Todos os alunos do EMES envolvidos direta ou indiretamente neste projeto.


Tempo de
Duração

01 (Um) Bimestre
Obs: No decorrer de todo o projeto contaremos com a presença de profissionais ligados ao tema (SEBRAE, OAB, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, entre outros) que ministrarão palestras.







Atividades a serem
desenvolvidas

Confecção
de um
“cartão
de visita”


Cada aluno deverá elaborar um “cartão de visita” para ser afixado no “Boneco Anúncio”;



Criação do “Boneco
Anúncio”
Com o auxílio de um cavalete montaremos, junto com os alunos, um boneco que terá como função, o anúncio das diferentes profissões detectadas nos “cartões de Visita”. Estes, serão afixados no tronco do boneco;







Cartilha do Trabalhador
Utilizando encartes da Revista Época, os alunos construirão cartilhas voltadas para seus trabalhos ou aqueles que almejam alcançar. Todo o corpo da cartilha deverá constar gravuras e frases significativas, abordando:
a)Atitudes (corretas e incorretas);
b)Vestimentas (adequadas e inadequadas);
c)Relacionamento (bom e ruim);
d)Obrigações (direitos e deveres);
e)Vocabulário (correto e incorreto);
f)Comportamento (desejado e indesejado);
g)Higiene Pessoal (apresentável e não apresentável)
Obs: Nas capas dos encartes serão mantidas, apenas os títulos e alguns dados serão modificados para caracterizarem cada profissão.



Confecção da “Bolsa do Trabalhador”
Cada aluno deverá confeccionar uma bolsa de qualquer material e personalizá-la de acordo com sua profissão atual ou a que almeje. Dentro de cada bolsa serão colocados currículos e cartas de apresentação.



Criação de uma mini maquete
Os alunos deverão, numa caixa de sapatos infantil, criar uma maquete representando o seu ambiente de trabalho adequado à sua saúde. (iluminação, acessibilidade aos deficientes, acústica, mobiliários, circulação de ar, etc). As mini maquetes formarão um prédio, onde visualizaremos diferentes ambientes “favoráveis à saúde”.

Nenhum comentário: