segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é Filosofia -Atitude Filosófica- Atitude Crítica

EMES – ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO
Professora: Tanely Disciplina: Filosofia Ano:2011
PROJETO DO QUARTO BIMESTRE
Módulo 1 – Assuntos Centrais O que é Filosofia -Atitude Filosófica- Atitude Crítica

1- Problematização: podemos relacionar filosofia e arte? Como? Por quê?

Atividades:





QUANDO TUDO ACONTECEU...
1903: Nasce em Brodósqui, S. Paulo. - 1912: Colabora na pintura da Igreja de Brodósqui. - 1918: Vai para o Rio de Janeiro para estudar pintura. - 1921: É admitido no curso de pintura da Escola de Belas Artes. -1922: Expõe o 1º quadro. -1928: Ganha uma bolsa de viagem que o leva à Europa. - 1930: Casa com Maria Martinelli. - 1935: O óleo "Café" obtém a Segunda menção honrosa, em Nova Iorque. - 1936: Pinta os primeiros murais. É nomeado professor de pintura. - 1937: Inicia os murais do Ministério de Educação. - 1938: O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque compra o quadro "Morro". - 1939: Nasce seu filho, João Cândido. - 1940: Expõe nos Estados Unidos. - 1943: Candidata-se a deputado. - 1945: Conclui os murais do Ministério da Educação. Filia-se no Partido Comunista. - 1946: Expõe em Paris. - 1947: Candidata-se a senador. Expõe em Buenos Aires e Montevideo. - 1950: Visita a Itália. Participa na Bienal de Veneza. - 1952: O Governo Brasileiro convida-o para realizar os murais para a sede da ONU. - 1954: Sofre uma hemorragia, motivada pela intoxicação das tintas. - 1955: Faz ilustrações para a obra "A Selva" do escritor Ferreira de Castro. - 1956: Viaja a Israel e Itália. - 1962: Morre, vitima do envenenamento das tintas.

4- Elabore uma atitude crítica sobre o quadro “O Lavrador de Café” de Portinari.
5- Agora, escreva uma atitude filosófica sobre esta pintura.
6- Faça uma releitura do quadro.

1- Releitura
A proposta dessa mostra é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade
e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.
Um exemplo disso aparece já nas imagens criadas para a página de abertura da mostra,
produzidas pelos ilustradores que trabalham no portal. Eles sabem que “reler” uma obra é
totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar aquilo que se
vê e usar a criatividade. Venha fazer isso você também!
É importante observar que, ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica
usada pelo artista. Na releitura de uma pintura, por exemplo, podemos nos valer de outras
formas de expressão artística, como a escultura, a fotografia e a colagem.
O mais importante é tentar criar algo novo, sem negar a fonte que serviu de inspiração.
Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra
do artista: o tema desse e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, a época em que viveu,
detalhes de sua biografia, artistas que admirou, outros artistas de seu tempo...
A releitura não é uma técnica aplicada apenas na educação escolar. Há um sem-fim de casos
de grandes pintores, escultores, poetas e músicos que a utilizaram para se aperfeiçoar,
homenagear seus mestres ou mostrar sua preferência por alguma obra. Imitar os melhores e
brincar com seu estilo, parodiar ou recriar seus trabalhos são atividades presentes na obra de
qualquer artista.
No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas
vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e redundam em sequências de obras, em
diferentes tempos e estilos. Um bom exemplo disso é o quadro de Picasso inspirado no famoso
Almoço na Relva, de Manet, que o fez relendo um quadro de Rafael que, por sua vez, havia
recriado uma obra de arte da Roma Antiga.
Mesmo quando não chegam ao público, essas atividades fazem parte da formação de qualquer
artista verdadeiro, que sabe que só se cria o novo a partir de uma boa assimilação do passado.
http://aprendebrasil.com.br/AtividadesColaborativas

Leitura e Releitura: estabelecendo relações
Maria Helena Wagner Rossi e Isadora Demoliner

Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das idéias estéticas do aluno (Rossi, 2003). A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

Módulo 2 – Senso Comum – Pensamento Filosófico
1- Problematização: Como se utiliza da Ética? Comente.
Atividades:

2- Você sabe o que é releitura?
A proposta dessa mostra é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade
e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.
Um exemplo disso aparece já nas imagens criadas para a página de abertura da mostra,
produzidas pelos ilustradores que trabalham no portal. Eles sabem que “reler” uma obra é
totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar aquilo que se
vê e usar a criatividade. Venha fazer isso você também!
É importante observar que, ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica
usada pelo artista. Na releitura de uma pintura, por exemplo, podemos nos valer de outras
formas de expressão artística, como a escultura, a fotografia e a colagem.
O mais importante é tentar criar algo novo, sem negar a fonte que serviu de inspiração.
Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra
do artista: o tema desse e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, a época em que viveu,
detalhes de sua biografia, artistas que admirou, outros artistas de seu tempo...
A releitura não é uma técnica aplicada apenas na educação escolar. Há um sem-fim de casos
de grandes pintores, escultores, poetas e músicos que a utilizaram para se aperfeiçoar,
homenagear seus mestres ou mostrar sua preferência por alguma obra. Imitar os melhores e
brincar com seu estilo, parodiar ou recriar seus trabalhos são atividades presentes na obra de
qualquer artista.
No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas
vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e redundam em sequências de obras, em
diferentes tempos e estilos. Um bom exemplo disso é o quadro de Picasso inspirado no famoso
Almoço na Relva, de Manet, que o fez relendo um quadro de Rafael que, por sua vez, havia
recriado uma obra de arte da Roma Antiga.
Mesmo quando não chegam ao público, essas atividades fazem parte da formação de qualquer
artista verdadeiro, que sabe que só se cria o novo a partir de uma boa assimilação do passado.
http://aprendebrasil.com.br/AtividadesColaborativas

Leitura e Releitura: estabelecendo relações
Maria Helena Wagner Rossi e Isadora Demoliner

Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das idéias estéticas do aluno (Rossi, 2003). A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

2-Após ler o texto acima, faça uma pesquisa sobre a Pintura abaixo e faça uma releitura. Seja
Criativo e mãos a obra.













(Operários de Tarsila do Amaral)
3-Sobre o que é esta imagem?
4- Será que o artista queria mostrar alguma coisa com isso?
5- Para você o que é filosofia?
6- Elabore um pensamento de senso comum sobre a pintura acima.
7- Agora, escreva um pensamento filosófico sobre esta obra de Tarsila do Amaral.

Problematização: Para você o que é ÉTICA? Podemos encontrar a ÉTICA em nosso cotidiano? Como?
Módulo 3 – Os grandes Filósofos


Atividades:

1- Leia os textos abaixo.
Sócrates é uma das principais figuras da Filosofia Antiga e um dos filósofos mais conhecidos de toda a História da Filosofia. No entanto, deste grande mestre do pensamento nada ficou, por si, escrito. Todavia, sabe-se que se dedicou, sobretudo, ao ensino e ao conhecimento da virtude. A sua pedagogia visava libertar a consciência da opinião errada e da opinião dos outros, no sentido da descoberta, por si mesmo, da verdade. Ele entendia a investigação filosófica como um exame incessante de si próprio e dos outros. Por isso, a investigação filosófica deve centrar-se em torno do homem, de si mesmo, para que fique a conhecer-se, e os seus limites, a fim de se tornar justo e solidário com os outros.

http://www.eurosophia.com/filosofos/socrates

Para Voltaire (filósofo francês do séc. XVIII), ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.
Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Perrenoud[1]).
Habilidade é o que nós aprendemos, e conseguimos identificar (ex: os alunos saberem identificar autores de textos, artigos...). Habilidade está ligada a competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos (ex: os alunos criarem seus próprios textos, artigos...)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Habilidade


2-
3- Você concorda com Voltaire quando ele diz ” ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico”. Comente.



4-Qual a atividade de econômica de nosso município?
5-Essa atividade oferece empregos Rio Bonito?
6-Temos um balcão de empregos em Rio Bonito? Em que local funciona? Quais as vagas oferecidas?
7 - Qual o seu tipo de trabalho? Você gosta do que faz? Gostaria de ter outra profissão, por quê?
8- Suas Perspectivas e Probabilidades quanto ao trabalho.



Módulo 4 – Reflexões sobre a arte
Problematização:



Atividades:

1- Analise a charge.
Trabalho em Equipe!



Não muito planejado...

http://www.simpatico.com.br/imagem
2- Comente sobre a charge a charge acima.
3- Arte nos leva a reflexões? Explique.
4- Então podemos dizer que a arte e a filosofia caminham juntas? Como?
5- Quais os tipos de arte que você conhece?
6- E você tem alguma habilidade artística? Qual?
7- Vamos criar uma charge sobre trabalho? Mãos a obra!
8- Cite exemplos de: falta de Ética e presença de Ética, em nosso cotidiano.

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