domingo, 23 de outubro de 2011

Atividades para o Projeto: Trabalho e Cidadania

Atividades para o Projeto: Trabalho e Cidadania
Professora: Tania
História: Fundamental
Aluno: Série: 7a e 8a

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Condições de Trabalho
"(...) Damos hoje algumas notas sobre a fábrica de tecidos de algodão do Ipiranguinha, a pequena distância daqui, em São Bernardo, fábrica que a greve ali declarada atualmente,
veio por em foco.
A fábrica do Ipiranguinha emprega, das 5 e 30 da manhã às 6 e 30 da tarde, com 1 hora para almoço, perto de 500 operários.
(...) Na fiação, a maioria dos operários oscila entre 10 a 30 mil réis mensais (...).
Na tinturaria, os operários trabalham 11 horas diárias em cima de uma tina cheia de água a 50 graus e com ácidos| Muitas vezes os tintureiros são obrigados a ficar em casa, pq tem as mãos cozidas- cozidas ! É o termo!
A tecelagem é uma sala com quatro janelas e 150 operários. (...). No começo da fábrica, os tecelões ganhavam em média170 mil réis mensais. Mais tarde não conseguiam ganhar
mais do que 90 mil réis; e pelo último rebaixamento, a média de 75 mil réis! E se a vida fosse barata! Mas as casas que a fábrica aluga, com dois quartos e cozinha, são a 20 mil réis por mês; as outras são de 25 a 30 mil réis. Quanto aos gêneros de primeira necessidade, em regra custam mais do que em São Paulo.
E há muito pior.O armazém da fábrica é ainda mais caro do que fora (...). Às vezes o salário fica lá todo! (...)
A tudo isso juntemos as péssimas condições de higiene do presídio e o feroz autoritarismo ali reinante. Se por exemplo um operário ficar mais de 5 minutos na latrina, o guarda ,
começa a dar pontapés na porta. (...) A Federação Operária encarregou alguns operários de levarem aos grevistas uma palavra de solidariedade (...).
Quando o companheiro Vassimon foi a São Bernardo, o delegado disse-lhe que não permitiria que se referisse à greve. Quando alguém lhe observou que a Constituição garantia...
o pequeno Czar atalhou logo "sim, mas eu não quero! "

Jornal A Terra Livre, São Paulo 26/03/1906 Carone

Responda analisando o texto:
a) Que denúncias são feitas sobre as condições de trabalho nessa fábrica?


b) Além da exploração do trabalho, que outra exploração os operários sofriam nesse local?

c) Como o representante da Federação Operária foi tratado pelo delegado?

d) Em que vc trabalha? ( resposta pessoal).

e) No Brasil de hoje ainda existe exploração de trabalho nas fábricas? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário: