quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reportagem na Folha da Terra

Folha da Terra

Lívia Louzada

Com o objetivo de socializar e diversificar o contato dos alunos com a cultura, o Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES) realizou no último dia 21, quarta-feira, a 1ª Tarde de Sarau, com a participação dos próprios alunos da escola em parceria com estudantes do 3º e 4º anos do curso de formação de professores do Colégio Municipal Dr. Márcio Duílio Pinto. Além dos estudantes cantarem, encenarem e declamarem poesias próprias, a diretora do EMES, Suely de Paula, os professores, a secretária de Educação, Ana Maria Figueiredo e a diretora do Departamento de Cultura, Carminha Cordeiro também contribuíram declamando poesias de autores riobonitenses, como Leir Moraes e Nilza Rolim. Cantando músicas tradicionais do cancioneiro brasileiro, músicos da cidade, como Carla Moreno e Nunu também se apresentaram.

O evento aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, onde alunos declamaram suas próprias poesias e a de outros colegas. A aluna do Colégio Municipal Dr. Márcio Duílio Pinto, Tainá Cattete, de 20 anos, emocionou a todos apresentando um balé ao som da música Beatriz, de Milton Nascimento. Outra participação foi da cabeleireira e estudante do EMES, Sônia da Silva Machado, de 35 anos, que recitou a poesia Dias de Sol, que tem como autora a professora, Tânia Porto. A aluna que sonha em ser pedagoga, disse que gostou muito da oportunidade. “Adorei a iniciativa, e peço que a escola continue desenvolvendo esse tipo de projeto, pois dessa forma terei mais condições de realizar meu sonho, que é de fazer faculdade de pedagogia”, contou.

A diretora do departamento de cultura de Rio Bonito, Carminha Cordeiro, não só assistiu a apresentação das músicas e poesias, como também recitou duas delas, “Juca Mulato”, de Menotti Del Picchia e uma pequena poesia não intitulada do livro de poemas de Júlia Cortines. A platéia que prestava atenção em cada estrofe, aplaudiu bastante ao final de cada obra declamada. “Esta é uma manifestação cultural que deve ser organizada por todos os estabelecimentos de cultura do município”, afirmou.

Antes de declamar a poesia “Berço”, do poeta riobonitense B. Lopes, a secretária de Educação, Ana Maria Figueiredo falou da importância de ter uma iniciativa relacionada à cultura no município. “Este é um dia muito feliz para a educação e para o município. É bom ver que Rio Bonito tem gente de tanto talento”, disse.

O músico Nunu, recitou as poesias “Canção Amiga”, “Motivo” e “São Demais os Perigos Desta Vida”, dos poetas Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, respectivamente, sendo esta última cantada. As músicas “Caçador de Mim”, de Luis Carlos Sá e Sérgio Magrão, e “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento foram interpretadas pela cantora Karla Moreno.

A orientadora pedagógica Fernanda Leite, falou da importância da 1ª Tarde de Sarau para os alunos do EMES. “Essa iniciativa promove emoção, integração e quebra barreiras quando o aluno se apresenta. Esse evento é muito importante para os alunos do EMES, pois eles possuem dificuldades, e através do Sarau e do contato com as outras pessoas, resgatam o conhecimento e a cultura”, ressaltou.

EMES

Hoje o Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES) tem 750 alunos. Até meados do mês de setembro deste ano, registrou um total de 763 alunos matriculados, sendo 392 do Ensino Fundamental e 371 do Ensino Médio. Desde 2004 o Espaço já emitiu 206 certificados e estima até o final deste ano expedir mais 277, realizando desde a sua inauguração quatro formaturas.

Um comentário:

Professora Suely Nunes de Paula disse...

Este Evento foi realizado em 2009, mas só agora é que tomamos conhecimento da reportagem no Guia RB, notícias da Folha da Terra.
Aguardem, o Sarau de 2010 será muito melhor.