quarta-feira, 28 de abril de 2010

Breve histórico do EMES,para ser lido nos Festejos de 7 de Maio de 2010

ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO

E ASSIM NASCEU O EMES:
Da necessidade de cidadãos que não tiveram a oportunidade de concluir a Educação Básica buscando o resgate da auto-estima dos jovens e adultos, para que estes possam encontrar meios para competir no mercado de trabalho, através do resgate e do respeito à experiência e a identidade cultural.
Considerando que o alunado carece de uma política própria de atendimento, capaz de lhe conferir os meios adequados para a superação ou escolarização que não ocorreu ou que ocorreu de forma inadequada.
E objetivando desenvolver no alunado jovem e adulto o interesse pelo novo, percebendo sua influência como agente modificador de seu meio e de ter uma leitura de mundo sempre atualizada, consciente de sua participação na construção de uma sociedade de oportunidades iguais para todos, portanto mais justa, foi criado, através do Decreto nº 817 de 08 de outubro de 2003, o Espaço Municipal de Ensino Supletivo.

PARA QUE?
Cabe ao EMES propiciar e utilizar oportunidades do resgate da cidadania, através dos saberes construídos e em construção de cada Jovem e Adulto que ingressa nesta Instituição.
Oportunizar o direito da educação à “todos” é um grande desafio e o EMES tem a finalidade de propiciar àquele que se encontrou por algum motivo afastado da escola regular, uma educação de qualidade, baseada na cooperação, vendo o educando como um aluno pesquisador, e educação para a livre expressão do pensamento, onde o “fazer pensar” e o “fazer agir” dentro dos diversos grupos sociais.
A função do EMES é criar ações que proporcione ao educando a entender a sociedade para poder lidar com a mesma, de forma ativa e participativa.
E ASSIM:
Aos 19 dias do mês de novembro de 2003, foi inaugurado o EMES, com 134 alunos, matriculados, entre o ensino fundamental e médio.

E HOJE:
Contamos até a presente data,com a matrícula de 207(duzentos e sete) alunos do Ensino Médio e 219(duzentos e dezenove) alunos do Ensino Fundamental, perfazendo um total de 426 alunos matriculados.
A escola recebeu o Certificado de Escola Solidária nos anos de 2007 e 2009,expedido pelo Ministério de Educação,UNESCO e unicef.
Alguns projetos já se fazem presentes a alguns anos:Época na Educação,Olimpíada de Astronomia e Astronáutica,Olimpíadas de língua Portuguesa e Matemática e Mala Itinerante.
E mais,atual e provisoriamente,o EMES funciona a Rua XV de Novembro,210-3º andar.
A Equipe de Direção formada pela Diretora Suely Nunes de Paula, Orientadora Educacional Delaila Guimarães Muniz e Orientadora Pedagógica Fernanda Leite, agradece aos professores,funcionários e alunos que se faz presente neste evento solene e pela participação e amizade prestados no cotidiano da escola nos trabalhos inovadores.

Nenhum comentário: