domingo, 23 de setembro de 2012

“PROJETO LEITURA, LITERATURA E ESCOLA”





                          ESPAÇO   MUNICIPAL  DE  ENSINO  SUPLETIVO

Disciplina: Literatura
Professora: Fernanda Leite                

                         “PROJETO LEITURA, LITERATURA E ESCOLA”


JUSTIFICATIVA

Usar bem a língua não significa necessariamente falar e escrever de modo correto, mas de modo adequado à circunstância.A principal preocupação não deve ser a de seguir as regras, mas a de usar a linguagem adequada à situação e ao objetivo em mente. Pode-se dizer que é através da leitura que o individuo “pega gosto” pela formação de textos, querendo que todos lêem o que escrevem. O mundo é bom, mas com a leitura, ele torna-se melhor ainda. Segundo Franchi (1984) há que se promover exercícios lingüísticos, procurando evitar a censura da linguagem, estimulando a produção de textos que objetivam, a reforçar a sensibilidade para diferentes usos da linguagem.
Não se pode afirmar que falar e escrever bem para a sociedade é o mais importante, e sim, a questão da adequação vocabular, ou seja, a utilização do registro (fala) no momento certo. Reconhecer a importância do padrão culto não significa banir para sempre o falar espontâneo do dia-a-dia. Tudo tem sua hora e lugar. Então, a leitura passa a ter um papel efetivo nessa questão, pois ao adquirir a prática de ler textos variados, desde simples revista em quadrinhos, o jornal cotidiano ou um conto de Machado de Assis, você passa de um simples “leitor-observador” para um “leitor-conhecedor”. E isso ajudará muito no que diz respeito ao seu conhecimento oral e escrito, pois a leitura não só dá “asas a imaginação”: ela faz você interagir socialmente, ativando os seus mais variados conhecimentos, desde o cultural ao linguístico. É importante ressaltar que, qualquer que seja o ramo da atividade, o profissional sabe que o êxito dele depende, além dos conhecimentos próprios da área, de sua habilidade na leitura, que resultará em competências quanto ao manejo da língua. Enfim, todo saber é transmitido através desse instrumento primordial da comunicação humana, na qual a leitura é uma das protagonistas. Desta forma, para o nosso jovem e adulto, que vem em processo de formação constante, é papel primordial do educador e também dos responsáveis, criar interesses, orientar esforços e apontar caminhos em relação à prática de leitura, construindo-o como pessoa e cidadão esclarecido, crítico e exigente em relação à sociedade em que quer viver. Como diz Paulo Freire (p. 15, 1996):“Homens e mulheres são éticos, capazes de intervir no mundo, de comparar,de ajuizar, de decidir, de romper, de escolher, capaz de grandes ações...”.
Resolvi, pensando nisso, montar um projeto onde se possa vir auxiliar possibilidades de melhoria na leitura e na escrita como um todo. Despertando, assim, no aluno, o gosto de desenvolver a leitura e a escrita como fonte de prazer e sabedoria.


 OBJETIVO GERAL

Estimular nos alunos um processo de leitura permanente, para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
- Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;
- Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
-Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
- Incentivar a formação de leitores;
- Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos,coerentes e com maior facilidade de interpretação;
- Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente
- Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.


 METODOLOGIA

Para se trabalhar o tema proposto “leitura e produção de texto” faz-se necessária, primeiramente, uma sondagem das condições socioculturais do educando a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual. Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém deixando de lado informações inerentes ao crescimento como ser social. A partir dessa sondagem é que se podem traçar diretrizes norteadoras do trabalho, buscando sempre corresponder às expectativas do aluno enquanto leitor. A leitura e discussão base de toda atividade serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando-se sempre o educando como sujeito ativo na construção de seu próprio trabalho. Sendo assim, os alunos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionem a visão da importância do ato de ler e compreender textos, desde os clássicos de leitura juvenil aos contemporâneos, bem como de produzir textos criativos e informativos como forma de participar diretamente do mundo em que vive e porque não influenciá-lo?


 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades a serem trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que se julga necessário para incentivar a leitura e a produção de texto. Portanto, para que isso se realize, serão usadas atividades diversas como:

- cartazes;
- desenhos;
- textos verbais e não verbais;
- músicas;
- dramatização;
- leitura de contos;
- jornais;
- revistas em quadrinhos;
- poemas;
- poesias;
- filmes
- Visitas a Pinacoteca Municipal .As quais contribuirão para o raciocínio e entendimento da leitura para uma boa produção de texto, confecções de trabalhos com diferentes tipos de abordagens.


PÚBLICO ALVO

Os alunos Ensino Médio e todos os demais que se interessar pela proposta.


CRONOGRAMA

Ano letivo de 2012





279 Reads
Previous

Nenhum comentário: