domingo, 30 de setembro de 2012

Cultura Afro no EMES



2012
....
...e a alma não se entrega não.
A energia vem do coração.
E a alma não se entrega não... (Natiruts)

Objetivo Geral:
Construir coletivamente conhecimentos sobre a multiplicidade do tripé espaço-tempo-concepção e o respeito a educação das relações etnicorraciais, valorizando a sua grande contribuição para a nossa cultura, compreendendo verdadeiramente o significado da afrobrasilidade.



A desigualdade social entre brancos e negros, fruto de séculos de escravidão e décadas de discriminação, tende a diminuir com o passar dos anos. Devagar, sem muito alarido, quase silenciosamente, os negros vão conquistando seu espaço na sociedade brasileira. Muitos, entre eles, ocupam postos relevantes na política, na cultura, nos esportes. Se destacam na música popular e se projetam internacionalmente.

Contra o racismo, a discriminação e o preconceito racial, foi instituído o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, dia da morte do herói negro Zumbi dos Palmares.

Tivemos grandes avanços nos últimos anos em relação ao combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no Brasil, em especial no campo educacional em que através de novas leis (10.639/03 e 11.645/08), se estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nos currículos escolares.

Desta maneira, reforçamos a importância desta data, não só ela, mas a todo o momento que se fizer possível e necessário, como uma forma de resgate da contribuição da cultura afro-brasileira e africana para a nossa cultura, visando a superação das enormes desigualdades presentes em nossa sociedade decorrente do racismo que se faz presente no interior das relações sociais, políticas, econômicas e culturais brasileiras.


Bernard Hoyes 

Atividades na Sala de Informática:
Primeira Encontro – 02/10/12
Eixo Fortalecimento das atividades

Metas
Atores
Período de
Execução
  1. Problematização: você conhece as novas Leis (10.639/03 e 11.645/08)? Para você qual a importância desses temas nas escolas? É uma atividade de concursos?
  2. Conversas informais.

Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários
02/10/12
13h às 13h e 30 min.
  1. Divisão do Grupão em subgrupos.
Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários
02/10/12
13:30 min às 13:40 min.
  1. Pesq Pesquisas na Internet.

  1. > Grupo A : Pesquisar sites relacionados à contribuição da Cultura Afro, relacionados a comidas e adereços.

  1. > Grupo B: Pesquisar sites relacionados à contribuição da Cultura Afro, relacionados a religiosidade e pintores africanos.
  2. Registrar as pesquisas com os seguintes itens:

  1. EMES – Espaço Municipal de Ensino Supletivo
Disciplinas:
Aluno (a):
Mat.:
Módulo:
  1. Temas das Pesquisas
  2. Trechos selecionados para registro
  3. Seleção de Imagens da net


Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários
Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários.

02/10/12
13:40 às 14:10 min.
*Para o próximo encontro trazer uma tela para pintura

Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários

02/10/12

2ª Encontro



09/10/12

  1. Pesquisa de uma tela de um pintor africano para reprodução.

Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários

09/10/12

  1. Nome da tela
  2. Nome do pintor
  3. Registro da sua releitura sobre a Tela.


Professores,
Alunos, coordenação
pedagógica, direção e demais funcionários

09/10/12

Eixo: Avaliação
Participação e interesse, através das atividades verbais, escritas e pinturas em Telas.
Sugestões de sites:
http://www.palmares.gov.br/2011/04/baixe-aqui-o-pacote-didatico-a-cor-da-cultura/

Cada aluno receberá uma ficha com registro das atividades.

Nenhum comentário: