quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

“Como ter mais sucesso com uma escola: As ações clássicas de todos os anos, mas que foram esquecidas” – um artigo do paletrante Maurício Góis

17/01/2012
Futuro Eventos (Futuro Eventos)

Não adianta fazer promessas de fim ou começo de ano. Nós sabemos que muitas são promessas vãs. Liderança educacional inteligente é você pensar nas ações clássicas que funcionam desde que a primeira escola foi inventada.

Tudo bem que reinventar é preciso, mas, por favor, lembre-se das que ainda são atuais. Vejamos quais:

1. Tenha uma visão. Vencer com uma escola é você visualizar o que pretende com a arte e a ciência da educação. Como fazer isso? Faça exercícios de futurologia e questione: Como serão as escolas do futuro e quais são minhas resistências à mudanças?

2. Defina sua missão que é sua razão de ser. Reúna seus sócios ou professores mais amigos e discuta: - Queremos uma escola voltada para a lucratividade? Para ter uma responsabilidade social, logo que educar é construir um futuro? A seguir, crie uma frase que represente a missão descoberta e assumida por todos.

3. Recrute talento comprometido com sua visão e missão. Não adianta a escola contratar professores de comunicação show e de conteúdo invejável se eles não se comprometem com os objetivos maiores da sua estrutura.

4. Liste suas quatro prioridades. Isso mesmo: para descobrir quem é quem faça todos escreverem as quatro prioridades que cada um tem em relação à escola. Quanto aos líderes defina suas prioridades de curto, médio e longo prazo e transforme tudo em filosofia, cultura, diretriz e comportamentos para ações eficazes.

5. Monte um PPP – Programa de Prospecção de Performance. Seu professor sabe a matéria, mas não sabe se comunicar. Então, coloque-o num seminário de desenvolvimento do talento em comunicação. Seu diretor é ótimo em comunicação grupal, mas deficiente em marketing escolar, isto é, não valoriza muito a idéia de se relacionar com quem paga a conta que é o pai do aluno? Então, fortaleça-o para o sucesso nesta necessidade.

6. Apresente ao mercado educacional sua vantagem competitiva. Você vai ser diferente em quê? No corpo de professores? Na única escola que mantém um programa de combate às drogas? Na idéia de que educar não é informar, mas reinventar um futuro? Na única escola que contém psicólogos que descobrem as aptidões pessoais de cada aluno? Em quê?

7. Crie um sistema permanente de comunicação vertical e horizontal. É preciso acabar com os boatos e as fofocas entre alunos, pais, professores etc. O clima será saudável e o ambiente bom de trabalhar para todos se a comunicação for livre, franca e clara.

8. Faça a estratégia encontrar com a motivação. Funciona assim: a estratégia vem de cima para baixo e a motivação vem de baixo para cima. Quando as duas se encontram nasce a excelência escolar. Lá no topo você pensa estrategicamente e, ao mesmo tempo, você conversa com todo seu pessoal para descobrir os entraves de desmotivação que emperra a engrenagem do sucesso da escola.

9. Dirija sua escola com os ouvidos, não com a boca. Muitos pensam ser a função da escola ensinar (que pensam que significa falar), mas a verdade é que educar se constrói mais com as orelhas do que com a língua. Quer criar uma nova escola? Saia de seu trono feudal e “desça” com os ouvidos até seus professores e alunos. Ouça também os pais que divulgarão para todo mundo que sua escola ouve o que se precisa e escuta o que se deve. Ouça em grupos ou individualmente e você verá os resultados que obterá. Ouvir é lucrar.

10. Mude paradigmas e revolucione sua escola. Reciclar para crescer – este deve ser o lema eterno de toda escola candidata a vencedora. Reciclar é, em outras palavras, a arte de reformular seus conceitos, destruir maneiras antigas de pensar e arrancar os barros escuros que estão nos olhos e atrapalham enxergar mais longe.

É claro que não são apenas estas 10 ações clássicas que o tornarão um empreendedor educacional campeão, mas estas são as essenciais. Com estas 10 sua escola será melhor. E você e o mundo merecem.



Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista.

Nenhum comentário: