sexta-feira, 25 de junho de 2010

EJA problema educacional não resolvido

Texto para reflexão

.............................................................................................................................................................

"Hoje podemos falar da insolvência do problema educacional brasileiro. Isso se comprova pela permanência de legislação específica para educação de jovens e adultos, programas e políticas específicas para esse fim, evidenciam que o problema não foi resolvido. Cotidianamente podemos assistir pela TV alguns programas destinados a trabalhadores em busca de escolarização ou de mais escolarização; o governo federal mantém ações, contratando professores e "abrindo turmas" que se alojam em diferentes locais, além das escolas, para oferecer cursos de alfabetização de adultos; os estados matem centros escolares para escolarização de jovens e adultos, os EJAs... Tudo isso evidencia que o problema educacional, no Brasil, permanece sem solução. Não sendo resolvido o problema, ele se manifesta na necessidade de manutenção de programas e políticas não de formação permanente ou continuada, mas de alfabetização de jovens e adultos, visto que não tiveram acesso ou oportunidade de escolarização em idade apropriada.

Não estamos falando que não devam ser criados ou mantidos programas e políticas públicas de educação continuada, aprimoramento profissional para adultos. O que estamos afirmando é que em nosso país educação de jovens e adultos é uma manifestação da insolvência do problema da educação básica. Essa falta de resolução se manifesta na necessidade de políticas e programas destinados a jovens e adultos. Tudo isso nos leva a dizer que a educação de jovens e adultos é um problema educacional não resolvido."

Nenhum comentário: