terça-feira, 13 de março de 2012

Ética no Cotidiano do EMES- trabalho de Filosofia

Meu trabalho e a ética Aluna : Tairine Moraes de Amorim

Matricula : 1948/11

Vivemos em um mundo corrido, e cheio de ideologias, onde o que é certo e errado esta banalizado, uma juventude liberal, e uma ideia de que as pessoas que não estão inseridos num contexto de ultrapassar os limites estão “por fora”, vivemos cada dia mais entrelaçados ao egoísmo, onde vence quem faz melhor, mesmo que o melhor seja não respeitar o outro, seja ultrapassar limites, esquecer a ética. Ética, eis uma palavra ainda falada, mas pouco utilizada na pratica. Seu significado no dicionário é 1. Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral;2. Conjunto de regras de conduta. Etimologicamente, ética vem do grego ETHOS, e tem seu correlato no latim MORALE com o mesmo significado; conduta relativa aos costumes. E essa moral a qual é citada que no dicionário descreve: Relativo à moral; Que procede com justiça. = correcto;decente, honesto, íntegro, justo, probodesonesto, errado, imoral, indecente;Não físico nem material (ex.: estado moral). = espiritual ;Conforme às regras éticas e dos bons costumes.

s. f;Conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem;Bons costumes; Conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo; [Filosofia] [Filosofia] Tratado sobre o bem e o mal.

Toda forma de vida em coletividade existe regras e costumes, no ambiente de trabalho não tem como ser diferente, viver com outras pessoas é fundamental e indispensável. Não há como ter um bom convívio sem valorizar e praticar a ética. Hoje é possível presenciar a falta de honestidade, senso de justiça e dignidade,porem não é preciso ter muitos anos de vida ou ter vivido na antiguidade para saber a importância de se ter esses princípios.

Atualmente a maioria das profissões tem seu código de ética, tratando-se de um conjunto de normas obrigatórias por lei, existe o código de ética do médico, do psicólogo, etc... A ética é ainda indispensável ao profissional porque, na ação humana, o “fazer” e o “agir” estão interligados. O “fazer” diz respeito à competência, à

eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O “agir” refere-se à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997)


Nenhum comentário: