quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quem sou Eu?Quem é Você?Quem somos Nós?

Quem sou eu? Quem é você? Quem somos nós?
A IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA







Projeto
Identificação:
Espaço Municipal de Ensino SUPLETIVO
Rua quinze de novembro-210-centro-Rio Bonito-RJ
Diretora: Suely Nunes de Paula
Orientadora Educacional: Delaila Guimarães Muniz
Orientadora Pedagógica: Fernanda Valéria de Souza Leite

Título:
Quem sou eu? Quem é você? Quem somos nós?
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” Sócrates.
Equipe Envolvida:
Diretor, orientadores, professores, funcionários e alunos.
Introdução:
“O ambiente educativo deverá ter como referencial os quatros pilares da Educação, segundo Jacques Delors, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser”
O EMES é um espaço de ensino, aprendizagem e vivências de valores. Nele, os alunos se socializam e experimentam a convivência com a diversidade humana através de atendimentos individuais e ou em grupos.
Focamos a prática pedagógica no desenvolvimento dos alunos, o que significa conhece-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades.
Partindo dessa perspectiva, o Projeto traz a proposta de realizarmos um trabalho que possibilite a conscientização das emoções, reflexão, discussão e envolvimento no planejamento coletivo das atividades escolares, que fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
Talvez o significado mais marcante de nosso trabalho e de maior alcance futuro seja simplesmente nosso modo de ser e agir enquanto equipe. Criar um ambiente onde o poder é compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, onde os grupos são vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar os problemas-tudo isto é inaudito na vida comum.

A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. A afetividade se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, inclinação, desejo, gosto, paixão, de ternura, da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto de conhecimento. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados. Facilita a comunicação, toca os participantes, promove a união. O clima afetivo prende totalmente, envolve plenamente, multiplica as potencialidades. O homem contemporâneo, pela relação forte com os meios de
comunicação e pela solidão da cidade grande, é muito sensível às formas de comunicação que enfatizam os apelos emocionais e afetivos mais do que os racionais.
A educação precisa incorporar mais as dinâmicas participativas como as de autoconhecimento (trazer assuntos próximos à vida dos alunos), as de cooperação (trabalhos de grupo, de criação grupal) e as de comunicação (como o teatro ou a produção de um vídeo).

Justificativa:
De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto aquele acerca de nós mesmos. A auto-estima é requisito essencial para uma vida satisfatória, pois afeta crucialmente todos os aspectos da nossa existência. Nossas reações aos acontecimentos cotidianos são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos. Para que a baixa auto-estima não tome conta de nós, precisamos nos sentir valorizados e respeitados, em primeiro lugar por nós mesmos. É daí que nasce a confiança em nossa capacidade de ser e agir diante das outras pessoas e do mundo. A confiança em nós depende da imagem que fazemos de nós mesmos e está intimamente ligada à nossa auto-estima. Muitos autores afirmam que o autoconceito influencia o desempenho escolar desde as primeiras séries até os estudos universitários. Afirma, também, que o autoconceito nasce da percepção que o aluno tem das suas habilidades. O fato de se considerar bom ou ruim pode acabar influenciando o seu desempenho escolar na medida em que poderá afetar seu grau de esforço, de persistência e o seu nível de ansiedade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, baseados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96), defendem que o aluno desenvolva o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social.
Objetivo Geral:
l Promover a auto-estima do aluno, estimulando as dimensões cognitivas, afetivas, socializadoras, motivadoras e criativas fomentando as Inteligências Múltiplas, utilizando - por meio do lúdico - conteúdos de Arte, Ética e Produção de Textos;
l Estimular a busca de desafios criando meios de solucioná-los; para estimular o aluno ao envolvimento global em situações de aprendizagens sociais;
l Reconhecer e valorizar a cognição, a socialização, a afetividade, a criatividade e a motivação como dimensões da natureza humana que, e por onde, perpassam o processo educativo;
l Promover reflexões com vistas a ampliar suas possibilidades enquanto ser humano;
l Possibilitar o desenvolvimento da autonomia moral e condições para a reflexão ética;
l Contribuir com a construção da sua identidade pessoal.
Metodologia:
Será desenvolvido por meio de aproximações interdisciplinares com Língua Portuguesa (Redação) e Arte, da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, história, filosofia, sociologia, inglês, por prever a “compreensão dos elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros”.
O Projeto é composto por estudos e atividades práticas, como leituras dramatizadas, produção lúdica de textos, correio da amizade, carta-compromisso pessoal, jornais murais, telejornais, júris simulados, relaxamentos, jogos educativos, dinâmicas de grupos, exibição de filmes, audição de CDs, realização de palestras que enfoquem a auto-superação e autovalorização.
Os encontros serão realizados semanalmente e terão como meta os fenômenos a mobilizar e as áreas envolvidas, mediadas pela linguagem lúdica. Cognição (exercício da linguagem, percepção, abstração, formação de conceitos, argumentação); socialização (interação, integração, liderança); Afeição (sensibilidade, estima, simpatia, empatia); Motivação (curiosidade, ação, envolvimento); Criatividade (imaginação, autodescoberta, invenção).

Áreas de Conhecimento:
Português, artes, história, filosofia, sociologia, inglês, ciências, biologia.

Desenvolvimento do Projeto:
Cronograma:
O projeto será desenvolvido durante todo o ano de 2010.
Etapa, realizações e produções:
1-Quem sou eu? (1º bimestre)
.Inteligência intrapessoal:
-História de vida (alunos/professores/funcionários) L. portuguesa;
-Lugar de origem (gráfico-percentual) Matemática;
-Como fui formado?Ciências-biologia;
-Origem das famílias-História;
-Religiões – Filosofia;
-Cor/raça-Filosofia;
Profissões, etc. – Sociologia;
Depoimento de ex-alunos que estão na faculdade.
2-Quem é você? (2ºbimestre)
.Inteligência interpessoal:
-Identificar os diversos grupos sociais: escola, família, clube, igreja, agremiação... Sociologia, história, l. inglesa;
-Pré-conceito - filosofia, inglês;
-Valores e virtudes – todas as disciplinas.

3-Quem somos nós? (3º bimestre)
-ECA/Direitos humana-história, sociologia, português, filosofia;
-Eleição/democracia – todas;
-Direitos e deveres - todas;
-Governo e Estado - história, matemática e sociologia;
-Influência de outras culturas-l. Inglesas.

Sugestões de atividades:
.Trabalhar com textos.
.Confecção de quadros pintados pelos alunos.
.A cerca, A corrida dos sapinhos, Aprendendo a gostar de si mesmo, Atire a primeira flor, Cuidado com a palavra não, Com que letra começa o seu nome, Deus e o anjo, Fale um pouco sobre você, Ria da vida, O melhor que pude.
.Árvore dos sonhos-desenhar uma árvore em papel pardo ou cartolina, colocar a seguinte pergunta: O que desejo para 2010? Entregar aos alunos, professores e funcionários uma folha da árvore para que eles escrevam os seus sonhos para 2010. Depois colar Na árvore.
.Elaborar um “livro” com registro dos alunos.
.Trabalhar com frases e poesias relacionadas ao tema.
.Teatro
.Dinâmicas: “Eu e o outro” e etc.
.Álbum de fotos com pensamentos.
.Júris simulados, dramatizações, jornal-mural, jogos, filmes, palestras, etc.
.Músicas “É preciso saber viver” e outras.
.Colcha de retalhos: Pedaços de retalhos coloridos com 20cmx20cm, caneta de tecido. Ex.: Coisas que aprendi na vida até agora? Minha perspectiva de vida... Meu maior sucesso é... etc. Cada aluno, professor e funcionário irá costurar o seu pedaço e assim ao final do ano letivo, teremos uma colcha ou painel de retalho feita pelo grupo.
.Exposição de trabalhos com o tema: Resgate de valores mostrando a criatividade e diversidade de idéias dos alunos, dos professores e funcionários.

Avaliação:
1. Autoavaliação verbal pelo aluno, com o valor variável entre zero e quatro pontos e enfoque nos seguintes itens: A) assiduidade; B) pontualidade; C) participação prática; D) interesse; E) aproveitamento pessoal.
2. Avaliação pelo professor com base nas atividades propostas realizadas efetivamente pelo aluno, com menção na escala de zero a quatro.
3.No decorrer do processo, serão disponibilizados, esporadicamente, bônus com valores variáveis entre 0,5 e 1,5 pontos, na forma de tíquetes, que o aluno coleciona durante o bimestre ou ano letivo para usar quando preferir para ajudar compor sua nota, sempre que tomar parte de determinadas atividades, a fim de estimular a participação destes na programação do Projeto.



Bibliografia:
Livro: Um voo possível- O sucesso escolar nas asas da Auto-estima.
.Dinâmicas de grupo e textos criativos.
Portal da educação lúdica e outros portais.
Cartilha Prêmio SESI- Qualidade da Educação

Observações:
Cada item sugerido será desenvolvido em forma de sub-projetos.
Este Projeto é flexível e poderão ocorrer mudanças durante o seu desenvolvimento, conforme se fizer necessário.

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