Espaço Municipal de Ensino Supletivo-Rio Bonito-RJ Semi presencial, ensino através de módulo Ensino Fundamental e Ensino Médio
domingo, 21 de outubro de 2012
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SEU MUNICÍPIO?
COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SEU MUNICÍPIO?
17.10.2012 -
do Incid
As quatro dimensões de cidadania do Incid (vivida, percebida, garantida e em ação) pressupõem direitos e deveres para que condições básicas de vida alcancem toda a população. Para os Indicadores da Cidadania, há uma grande preocupação em verificar se direitos estão sendo respeitados e onde passam a sofrer violações. Assim, o Sistema de Indicadores da Cidadania tem por objetivo construir uma análise mais abrangente que permita apontar violações de direitos, considerando as particularidades de uma região que tende a passar por grandes transformações associadas a industrialização e urbanização.
O direito à educação é abordado pelo Incid segundo suas dimensões de Cidadania. A intenção é apresentar uma visão ampla que contemple não só a qualidade da educação pública oferecida à população, mas que também mostre as situações de exclusão do acesso à educação. Para o Incid, toda a população deve ser atendida pelos serviços de educação e ter igual acesso ao conhecimento, sem distinção de raça, idade ou local de moradia. Assim, para os 14 municípios que fazem parte da atuação do projeto, o acesso à educação escolar e ao conhecimento são considerados pelos Indicadores como é indispensáveis para o fortalecimento da cidadania local.
Os municípios da Área de Atuação do Incid (AAI) tendem a abrigar grandes empreendimentos da cadeia produtiva do petróleo, desse modo, a educação escolar torna-se fundamental para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. No entanto, na análise da cidadania vivida, os indicadores apontam claras situações de exclusão – a proporção de jovens de 15 a 17 anos que não frequentam a escola é de 12,5%. Ao mesmo tempo, a proporção de pessoas com 15 anos ou mais analfabetas se encontra acima da média do estado do Rio. Estes segmentos da população têm claramente violado o seu direito à educação. Abaixo, gráfico referente a Cidadania vivida – Situação da permanência de jovens na escola – Jovens de 15 a 17 anos que não freqüentam a escola – 2010.
Para os jovens dentro deste recorte etário, que têm acesso à educação escolar, os indicadores mostram que os serviços de educação oferecidos no nível do Ensino Fundamental estão em nível abaixo do necessário para a garantia do direito à educação adequada, já que a qualidade da educação, medida através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, está abaixo da média estadual.
Magé e São Gonçalo apresentam os piores resultados do Ideb, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. Magé também se destaca por apresentar o mais baixo investimento por aluno, o maior percentual de professores do Fundamental I sem formação superior e o terceiro pior índice de garantia de ambientes de acesso à informação nas escolas. Na dimensão da percepção, além de Magé e São Gonçalo, nos municípios de Itaboraí e Maricá a maior parte da população percebe não só que tem seu direito à educação adequada violado, como também que este direito é negado aos outros moradores da cidade.
Mesmo considerando que está região inserida na AAI está acima da média estadual quanto à garantia de investimento na educação e de ambientes de acesso à informação nas escolas, mais da metade dos professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental não tem formação superior. A população percebe que o direito à educação adequada ainda está distante, pois apenas 41,2% tem a percepção deste direito respeitado. A percepção da existência de exclusão ultrapassa os 50%. O gráfico abaixo mostra a situação de Cidadania garantida, referente a garantia de qualificação dos professores.
Os municípios de Magé e Guapimirim despertam preocupação quando o assunto é educação. Magé, está entre os seis piores colocados em nove dos dez indicadores avaliados. Em seguida, destacam-se negativamente os municípios de Guapimirim, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Teresópolis. Os municípios de Saquarema e Niterói chamam a atenção particularmente pelas desigualdades.
Quanto ao acesso à alfabetização, os piores resultados são apresentados pelos municípios de Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Guapimirim e Casimiro de Abreu, nesta ordem
Com relação aos índices referentes a garantia de ambientes de acesso à informação nas escolas e de garantia de qualificação dos docentes,Teresópolis apresenta o mais elevado percentual da área do Incid – 17,4% dos habitantes de 15 a 17 anos não frequentam a escola. O município está também entre os seis piores na percepção do direito à educação e na percepção de desigualdades no acesso a este direito.
Saquarema também apresenta elevado percentual de jovens fora da escola (15,7%, enquanto a média da área em estudo é de 12,5%), o que se reflete na percepção de baixa inclusão da educação – 48,6%. Neste aspecto, Niterói se destaca pelo menor índice de percepção de inclusão na educação.
Os índices apontam para sérias violações de direitos, neste contexto é importante avaliar as políticas públicas de cada município, e compreender a participação social como instrumento de mobilização fundamental para transformar a realidade local.
O sistema de Indicadores da Cidadania está disponível na nossa biblioteca, com relatórios, os demais gráficos, seminários e cadernos dos painéis referentes às dimensões de cidadania do Incid.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
domingo, 14 de outubro de 2012
COTIDIANO DO EMES
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
Paulo Freire
sábado, 6 de outubro de 2012
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