Espaço Municipal de Ensino Supletivo-Rio Bonito-RJ Semi presencial, ensino através de módulo Ensino Fundamental e Ensino Médio
quinta-feira, 29 de março de 2012
Alunos do EMES doam sangue no Hemonúcleo
segunda-feira, 26 de março de 2012
Trabalho de História do Ensino Médio: Ética no cotidiano do EMES.
Trabalho: Ética no cotidiano do EMES.
Tema: A família
1ª Atividade: A partir do que foi falado nas palestras, responda as questões abaixo:
1) Como pode ser formada a família?
2) Qual é a composição da (quais pessoas fazem parte) sua família?
3) Cite dois problemas, que na sua opinião desestrutura a sua família?
4) O que hoje, na sua opinião, pode ser apontado como o mais grave problema enfrentado pelas famílias? Por que?
5) Identifique uma ação (sua ou de outro membro) positiva dentro da sua família.
6) Diante dos problemas enfrentados pelas famílias, cite uma ação que poderia melhorar as relações familiares.
Trabalho: Ética no cotidiano do EMES.
Tema: O papel da mulher na família
2ª Atividade: Faça três entrevistas com pessoas diferentes, respondendo as questões abaixo.
1- Quais são as mulheres da sua família?
2- O que elas fazem?
3- O orçamento da família, depende do trabalho delas?
4- A educação dos filhos é dividida entre os pais ou é responsabilidade das mães?
5- Pense nas mulheres da sua família, a uns 30 anos atrás. Elas tinham as mesmas funções das de hoje?
6- Comparando essas mulheres, o que mudou?
domingo, 18 de março de 2012
Retrato da Família EMES
1- Tema: Retrato da Família EMES
2- Justificativa:
Os valores éticos e morais são princípios que fundamentam a consciência humana. Eles estão presentes em todas as religiões e filosofias, independentes da raça, sexo ou cultura.E, diante das transformações que a nossa sociedade vive, tanto material quanto ideológica, a família também se transformou. Hoje, temos claramente a necessidade de reavaliar e repensar o papel da família na sociedade. Homens, mulheres, adolescentes, crianças, idosos, papéis que se modificaram e devem ser analisados. Estamos atuando de maneira positiva para o bem maior que é a nossa sociedade?
3- Objetivo Geral:
- Conscientizar o aluno sobre o papel da família na formação do indivíduo e da sociedade.
4- Objetivos específicos:
- Identificar as estruturas de família que existem em nossa sociedade;
- Resgatar valores morais e éticos na sua formação;
- Ter senso crítico no seu convívio familiar social.
5- Descrição das ações:
Após observarmos a realidade em relação aos nossos alunos, planejamos alguns temas visando alcançar os objetivos propostos, bem como trabalhar a interdisciplinaridade através de alguns subtemas:
- Integração com a família, escola e sociedade;
- O indivíduo dentro da família;
- Resgate de sua própria história através de seus antepassados, ressaltando a importância dos idosos na sociedade;
- Respeito à cidadania, ao meio ambiente;
- Os valores humanos através da religião;
- Solidariedade;
- Como utilizamos o nosso corpo;
- O resgate dos valores éticos e morais através da escola.
6- Programa ( março a maio):
- O que é família? ( Português / Literatura / )
- Qual é o papel da mulher na família? (História/ geografia/ Filosofia / Sociologia / Inglês)
- Qual é a importância da família na educação das crianças? ( Matemática/ Arte)
- Quais os males que atinge a família hoje? ( Biologia / Ciências / Química / Física / Turma de inclusão)
7- Recursos:
A) Palestra sobre ética, moral e valores. B) Filmes C) Debate D) Produção de documentários E) Mural F) Músicas G) Entrevistas I) Pesquisas em biblioteca, Internet J) Peça teatral
8- Conclusão:
Através de um Projeto simples é possível resgatar os valores sociais, éticos e morais, a dignidade da comunidade e sua identidade cultural, com o envolvimento de todos os agentes e componentes da escola: professores, funcionários e familiares da escola.
*************
quinta-feira, 15 de março de 2012
Trabalho de Filosofia
E ela nos desafia a despertar nosso espírito critico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte.
Eis porque a Filosofia não se transforma em credo, pois, ela está em contínua luta consigo mesma.
Professora Tanely
terça-feira, 13 de março de 2012
Ética no Cotidiano do EMES- trabalho de Filosofia
Meu trabalho e a ética Aluna : Tairine Moraes de Amorim
Matricula : 1948/11
Vivemos em um mundo corrido, e cheio de ideologias, onde o que é certo e errado esta banalizado, uma juventude liberal, e uma ideia de que as pessoas que não estão inseridos num contexto de ultrapassar os limites estão “por fora”, vivemos cada dia mais entrelaçados ao egoísmo, onde vence quem faz melhor, mesmo que o melhor seja não respeitar o outro, seja ultrapassar limites, esquecer a ética. Ética, eis uma palavra ainda falada, mas pouco utilizada na pratica. Seu significado no dicionário é 1. Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral;2. Conjunto de regras de conduta. Etimologicamente, ética vem do grego ETHOS, e tem seu correlato no latim MORALE com o mesmo significado; conduta relativa aos costumes. E essa moral a qual é citada que no dicionário descreve: Relativo à moral; Que procede com justiça. = correcto;decente, honesto, íntegro, justo, probo ≠ desonesto, errado, imoral, indecente;Não físico nem material (ex.: estado moral). = espiritual ;Conforme às regras éticas e dos bons costumes.
s. f;Conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem;Bons costumes; Conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo; [Filosofia] [Filosofia] Tratado sobre o bem e o mal.
Toda forma de vida em coletividade existe regras e costumes, no ambiente de trabalho não tem como ser diferente, viver com outras pessoas é fundamental e indispensável. Não há como ter um bom convívio sem valorizar e praticar a ética. Hoje é possível presenciar a falta de honestidade, senso de justiça e dignidade,porem não é preciso ter muitos anos de vida ou ter vivido na antiguidade para saber a importância de se ter esses princípios.
Atualmente a maioria das profissões tem seu código de ética, tratando-se de um conjunto de normas obrigatórias por lei, existe o código de ética do médico, do psicólogo, etc... A ética é ainda indispensável ao profissional porque, na ação humana, o “fazer” e o “agir” estão interligados. O “fazer” diz respeito à competência, à
eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O “agir” refere-se à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997)