quinta-feira, 27 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Trabalho, Cidadania e Consciência Negra


Atividade para o Projeto
Trabalho, Cidadania e Consciência Negra
Professora: Tania
Fundamental Série: 5a ou 6a
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Dia da Consciência Negra



Dia da Consciência Negra
Consciência Negra - São Bernardo do Campo - by Lucas.JPG
Propaganda expondo a comemoração da data em São Bernardo do Campo, Brasil.
Também chamado por Dia de Zumbi dos Palmares
Tipo Feriado regional
Seguido por Algumas regiões
Data 20 de Novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se
lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Os últimos escravos

" Todo trabalho é realizado pelos pretos, toda riqueza é adquirida por mãos negras, porque o brasileiro não trabalha (...)
Todo serviço doméstico é feito por pretos: é um cocheiro preto que nos conduz , uma preta que nos serve, junto ao fogão,
o cozinheiro é preto e a escrava amamamenta a criança branca.; gostaria de saber o que fará essa gente quando for decretada
a completa emancipação dos escravos.
(...) Os pretinhos nascidos agora não tem nenhum valor para seus donos, senão os de comilões inúteis. Por isso não se faz nada
por eles, nem lhes ensinam como antigamente qualquer habilidade manual, porque, mais tarde, nada renderão"


Esta é uma carta de uma educadora alemã que viveu no Brasil entre 1881 e 1883. Agora leia o texto, pesquise e responda:

a) O que acontecia no Brasil naquela época?


b) E na Alemanha na terra natal da autora?


c) Explique a frase " os pretinhos nascidos agora não tem nenhum valor pra seus donos, senão o de comilões inúteis."

d) O que você sabe sobre trabalho escravo no Brasil? Comente.

e) Você já sofreu algum tipo de preconceito? Comente justificando sua reposta.

f) Pesquise na revista Época fotos de Negros famosos nos dias de hoje, fazendo um comentário positivo aos negros que superaram seus
preconceitos.





Nessa atividade o aluno poderá consultar apostila, livros com o auxílio do professor.

Atividades para o Projeto Trabalho e Cidadania-continuação II

Atividades para o Projeto Trabalho e Cidadania
Professora: Tania
Fundamental Série: 7a ou 8a

" Somos preconceituosos ao rotular outros povos com adjetivos positivos ou depreciativos"

Os romanos chamavam os bárbaros de povos que não falavam latim. Julgavam-se senhores do mundo
por direito, pois acreditavam que sua civilização era superior e protegida pelos deuses. Os poetas romanos
escreviam com convicção que Roma era "cidade fundada para durar eternamente, tal como os deuses". Por
isso, quando os "bárbaros" começaram a se infiltrar no território romano em migrações maciças, a população
da época encarou o fato como um sinal de decadência e enfraquecimento do Império. Diziam que o Império estava se " barbarizando".
A migração, porém sempre ocorreu ao longo da História.
Hoje existem grandes comunidades vivendo fora de sua terra natal. Esse, por exemplo, é o caso de turcos na
Alemanha, latino-americanos nos Estados Unidos, brasileiros no Japão, coreanos no Brasil etc.
Luciano Ramos "Os Reinos Bábaros"

1) Será que esses estrangeiros são recebidos de braços abertos nos países onde se fixam?



2) Em que tipo de trabalho são mais facilmente empregados?



3) E os grupos que migram dentro do nosso país, como os nordestinos para o Sudeste do Brasil, de que forma
são recebidos na nova região?




4) Você sabe o que é preconceito social? Já sofreu algum tipo de preconceito? Comente.
5) Pesquise na revista Época alguma reportagem que mostre o preconceito, seja ele racial ou social, destaque e comente.

Aividades para o Projeto:Trabalho e Cidadania- Continuação

Atividades para o Projeto

Aividades para o Projeto:Trabalho e Cidadania
Professora : Tania
Fundamental Série: 7

Alguns Princípios do Direito Romano

"Ninguém é forçado a defender uma causa contra a própria vontade.
Ninguém sofrerá penalidade pelo que pensa.
Ninguém pode ser retirado à força de sua própria casa.
Nada que não se permita ao acusado deve ser permitido ao acusador.
O encargo da prova fica com aquele que afirma, e não com o que nega.
Um pai não pode ser testemunha competente contra um filho, nem um filho contra um pai.
A gravidade de uma ofensa passada não aumenta a do fato exposto.
Na aplicação de penalidades, contam a idade e a inesperiência da parte culpada".

1) Preste bastante antenção e responda se alguns desses princípios ainda são validos nos dias de hoje?








A escravidão na Antiga Roma implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos.
Com o passar do tempo, os direitos dos escravos aumentaram. Contudo, mesmo depois da manumissão ("manumissio"), um escravo liberto não possuía muitos dos direitos e privilégios dos cidadãos romanos.
Estima-se que mais de 30% da população da Roma Antiga eram escravos.[1][2]
As revoltas de escravos, tal como a de fim da década de 70 a.C foram duramente reprimidas.

2) Comente: Ainda existe pessoas na atualidade que são escravizadas?









3) Pesquise na revista Época fotos ou gravuras que mostre o trabalho escravo nos dias atuais e faça seu comentário.




Observação:
O aluno poderá fazer qualquer atividade, independente da sua série.

Atividades para o Projeto: Trabalho e Cidadania

Atividades para o Projeto: Trabalho e Cidadania
Professora: Tania
História: Fundamental
Aluno: Série: 7a e 8a

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Condições de Trabalho
"(...) Damos hoje algumas notas sobre a fábrica de tecidos de algodão do Ipiranguinha, a pequena distância daqui, em São Bernardo, fábrica que a greve ali declarada atualmente,
veio por em foco.
A fábrica do Ipiranguinha emprega, das 5 e 30 da manhã às 6 e 30 da tarde, com 1 hora para almoço, perto de 500 operários.
(...) Na fiação, a maioria dos operários oscila entre 10 a 30 mil réis mensais (...).
Na tinturaria, os operários trabalham 11 horas diárias em cima de uma tina cheia de água a 50 graus e com ácidos| Muitas vezes os tintureiros são obrigados a ficar em casa, pq tem as mãos cozidas- cozidas ! É o termo!
A tecelagem é uma sala com quatro janelas e 150 operários. (...). No começo da fábrica, os tecelões ganhavam em média170 mil réis mensais. Mais tarde não conseguiam ganhar
mais do que 90 mil réis; e pelo último rebaixamento, a média de 75 mil réis! E se a vida fosse barata! Mas as casas que a fábrica aluga, com dois quartos e cozinha, são a 20 mil réis por mês; as outras são de 25 a 30 mil réis. Quanto aos gêneros de primeira necessidade, em regra custam mais do que em São Paulo.
E há muito pior.O armazém da fábrica é ainda mais caro do que fora (...). Às vezes o salário fica lá todo! (...)
A tudo isso juntemos as péssimas condições de higiene do presídio e o feroz autoritarismo ali reinante. Se por exemplo um operário ficar mais de 5 minutos na latrina, o guarda ,
começa a dar pontapés na porta. (...) A Federação Operária encarregou alguns operários de levarem aos grevistas uma palavra de solidariedade (...).
Quando o companheiro Vassimon foi a São Bernardo, o delegado disse-lhe que não permitiria que se referisse à greve. Quando alguém lhe observou que a Constituição garantia...
o pequeno Czar atalhou logo "sim, mas eu não quero! "

Jornal A Terra Livre, São Paulo 26/03/1906 Carone

Responda analisando o texto:
a) Que denúncias são feitas sobre as condições de trabalho nessa fábrica?


b) Além da exploração do trabalho, que outra exploração os operários sofriam nesse local?

c) Como o representante da Federação Operária foi tratado pelo delegado?

d) Em que vc trabalha? ( resposta pessoal).

e) No Brasil de hoje ainda existe exploração de trabalho nas fábricas? Justifique sua resposta.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é Filosofia -Atitude Filosófica- Atitude Crítica

EMES – ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO
Professora: Tanely Disciplina: Filosofia Ano:2011
PROJETO DO QUARTO BIMESTRE
Módulo 1 – Assuntos Centrais O que é Filosofia -Atitude Filosófica- Atitude Crítica

1- Problematização: podemos relacionar filosofia e arte? Como? Por quê?

Atividades:





QUANDO TUDO ACONTECEU...
1903: Nasce em Brodósqui, S. Paulo. - 1912: Colabora na pintura da Igreja de Brodósqui. - 1918: Vai para o Rio de Janeiro para estudar pintura. - 1921: É admitido no curso de pintura da Escola de Belas Artes. -1922: Expõe o 1º quadro. -1928: Ganha uma bolsa de viagem que o leva à Europa. - 1930: Casa com Maria Martinelli. - 1935: O óleo "Café" obtém a Segunda menção honrosa, em Nova Iorque. - 1936: Pinta os primeiros murais. É nomeado professor de pintura. - 1937: Inicia os murais do Ministério de Educação. - 1938: O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque compra o quadro "Morro". - 1939: Nasce seu filho, João Cândido. - 1940: Expõe nos Estados Unidos. - 1943: Candidata-se a deputado. - 1945: Conclui os murais do Ministério da Educação. Filia-se no Partido Comunista. - 1946: Expõe em Paris. - 1947: Candidata-se a senador. Expõe em Buenos Aires e Montevideo. - 1950: Visita a Itália. Participa na Bienal de Veneza. - 1952: O Governo Brasileiro convida-o para realizar os murais para a sede da ONU. - 1954: Sofre uma hemorragia, motivada pela intoxicação das tintas. - 1955: Faz ilustrações para a obra "A Selva" do escritor Ferreira de Castro. - 1956: Viaja a Israel e Itália. - 1962: Morre, vitima do envenenamento das tintas.

4- Elabore uma atitude crítica sobre o quadro “O Lavrador de Café” de Portinari.
5- Agora, escreva uma atitude filosófica sobre esta pintura.
6- Faça uma releitura do quadro.

1- Releitura
A proposta dessa mostra é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade
e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.
Um exemplo disso aparece já nas imagens criadas para a página de abertura da mostra,
produzidas pelos ilustradores que trabalham no portal. Eles sabem que “reler” uma obra é
totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar aquilo que se
vê e usar a criatividade. Venha fazer isso você também!
É importante observar que, ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica
usada pelo artista. Na releitura de uma pintura, por exemplo, podemos nos valer de outras
formas de expressão artística, como a escultura, a fotografia e a colagem.
O mais importante é tentar criar algo novo, sem negar a fonte que serviu de inspiração.
Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra
do artista: o tema desse e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, a época em que viveu,
detalhes de sua biografia, artistas que admirou, outros artistas de seu tempo...
A releitura não é uma técnica aplicada apenas na educação escolar. Há um sem-fim de casos
de grandes pintores, escultores, poetas e músicos que a utilizaram para se aperfeiçoar,
homenagear seus mestres ou mostrar sua preferência por alguma obra. Imitar os melhores e
brincar com seu estilo, parodiar ou recriar seus trabalhos são atividades presentes na obra de
qualquer artista.
No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas
vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e redundam em sequências de obras, em
diferentes tempos e estilos. Um bom exemplo disso é o quadro de Picasso inspirado no famoso
Almoço na Relva, de Manet, que o fez relendo um quadro de Rafael que, por sua vez, havia
recriado uma obra de arte da Roma Antiga.
Mesmo quando não chegam ao público, essas atividades fazem parte da formação de qualquer
artista verdadeiro, que sabe que só se cria o novo a partir de uma boa assimilação do passado.
http://aprendebrasil.com.br/AtividadesColaborativas

Leitura e Releitura: estabelecendo relações
Maria Helena Wagner Rossi e Isadora Demoliner

Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das idéias estéticas do aluno (Rossi, 2003). A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

Módulo 2 – Senso Comum – Pensamento Filosófico
1- Problematização: Como se utiliza da Ética? Comente.
Atividades:

2- Você sabe o que é releitura?
A proposta dessa mostra é fazer um convite para se conhecer obras de arte em profundidade
e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade individual ao tentar recriá-las.
Um exemplo disso aparece já nas imagens criadas para a página de abertura da mostra,
produzidas pelos ilustradores que trabalham no portal. Eles sabem que “reler” uma obra é
totalmente diferente de procurar apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar aquilo que se
vê e usar a criatividade. Venha fazer isso você também!
É importante observar que, ao recriar uma obra, não é necessário empregar a mesma técnica
usada pelo artista. Na releitura de uma pintura, por exemplo, podemos nos valer de outras
formas de expressão artística, como a escultura, a fotografia e a colagem.
O mais importante é tentar criar algo novo, sem negar a fonte que serviu de inspiração.
Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra
do artista: o tema desse e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, a época em que viveu,
detalhes de sua biografia, artistas que admirou, outros artistas de seu tempo...
A releitura não é uma técnica aplicada apenas na educação escolar. Há um sem-fim de casos
de grandes pintores, escultores, poetas e músicos que a utilizaram para se aperfeiçoar,
homenagear seus mestres ou mostrar sua preferência por alguma obra. Imitar os melhores e
brincar com seu estilo, parodiar ou recriar seus trabalhos são atividades presentes na obra de
qualquer artista.
No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas
vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e redundam em sequências de obras, em
diferentes tempos e estilos. Um bom exemplo disso é o quadro de Picasso inspirado no famoso
Almoço na Relva, de Manet, que o fez relendo um quadro de Rafael que, por sua vez, havia
recriado uma obra de arte da Roma Antiga.
Mesmo quando não chegam ao público, essas atividades fazem parte da formação de qualquer
artista verdadeiro, que sabe que só se cria o novo a partir de uma boa assimilação do passado.
http://aprendebrasil.com.br/AtividadesColaborativas

Leitura e Releitura: estabelecendo relações
Maria Helena Wagner Rossi e Isadora Demoliner

Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das idéias estéticas do aluno (Rossi, 2003). A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

2-Após ler o texto acima, faça uma pesquisa sobre a Pintura abaixo e faça uma releitura. Seja
Criativo e mãos a obra.













(Operários de Tarsila do Amaral)
3-Sobre o que é esta imagem?
4- Será que o artista queria mostrar alguma coisa com isso?
5- Para você o que é filosofia?
6- Elabore um pensamento de senso comum sobre a pintura acima.
7- Agora, escreva um pensamento filosófico sobre esta obra de Tarsila do Amaral.

Problematização: Para você o que é ÉTICA? Podemos encontrar a ÉTICA em nosso cotidiano? Como?
Módulo 3 – Os grandes Filósofos


Atividades:

1- Leia os textos abaixo.
Sócrates é uma das principais figuras da Filosofia Antiga e um dos filósofos mais conhecidos de toda a História da Filosofia. No entanto, deste grande mestre do pensamento nada ficou, por si, escrito. Todavia, sabe-se que se dedicou, sobretudo, ao ensino e ao conhecimento da virtude. A sua pedagogia visava libertar a consciência da opinião errada e da opinião dos outros, no sentido da descoberta, por si mesmo, da verdade. Ele entendia a investigação filosófica como um exame incessante de si próprio e dos outros. Por isso, a investigação filosófica deve centrar-se em torno do homem, de si mesmo, para que fique a conhecer-se, e os seus limites, a fim de se tornar justo e solidário com os outros.

http://www.eurosophia.com/filosofos/socrates

Para Voltaire (filósofo francês do séc. XVIII), ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.
Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Perrenoud[1]).
Habilidade é o que nós aprendemos, e conseguimos identificar (ex: os alunos saberem identificar autores de textos, artigos...). Habilidade está ligada a competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos (ex: os alunos criarem seus próprios textos, artigos...)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Habilidade


2-
3- Você concorda com Voltaire quando ele diz ” ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico”. Comente.



4-Qual a atividade de econômica de nosso município?
5-Essa atividade oferece empregos Rio Bonito?
6-Temos um balcão de empregos em Rio Bonito? Em que local funciona? Quais as vagas oferecidas?
7 - Qual o seu tipo de trabalho? Você gosta do que faz? Gostaria de ter outra profissão, por quê?
8- Suas Perspectivas e Probabilidades quanto ao trabalho.



Módulo 4 – Reflexões sobre a arte
Problematização:



Atividades:

1- Analise a charge.
Trabalho em Equipe!



Não muito planejado...

http://www.simpatico.com.br/imagem
2- Comente sobre a charge a charge acima.
3- Arte nos leva a reflexões? Explique.
4- Então podemos dizer que a arte e a filosofia caminham juntas? Como?
5- Quais os tipos de arte que você conhece?
6- E você tem alguma habilidade artística? Qual?
7- Vamos criar uma charge sobre trabalho? Mãos a obra!
8- Cite exemplos de: falta de Ética e presença de Ética, em nosso cotidiano.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Trabalho de Filosofia feito pela aluna Rosangela Maria Carvalho

EMES - ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO

Aluna: Rosangela maria de carvalho
Matricula : 0620/04
Matéria: filosofia
Serie: 3º ano


Cidadania com o Trabalho
Leia o texto abaixo, faça uma boa reflexão e responda as questões que se seguem.

Segundo Voltaire (filósofo francês do séc. XVIII) ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.

Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Perrenoud[1]).

Habilidade é o que nós aprendemos, e conseguimos identificar (ex: os alunos saberem identificar autores de textos, artigos...). Habilidade está ligada a competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos (ex: os alunos criarem seus próprios textos, artigos...)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Habilidade



· Quais as suas habilidades?

R: Operadora de caixa, recepcionista, atendimento ao cliente, análise de credito, telefonista e cadastro de cheques.

Fale sobre suas habilidades quanto: gostar de lidar com as pessoas, matemática, ler escrever textos, e outras também.

· Qual o seu tipo de trabalho? Você gosta do que faz? Gostaria de ter outra profissão, por quê?

R: Meu tipo de trabalho é atender aos clientes do mercado onde trabalho, fazer cartões da loja e receber pagamento do mesmo;

Gosto do que faço sim;

Sim, por que o meu trabalho é muito desgastante, trabalho aos finais de semana e fico presa dentro da firma sem poder sair com minha família.

Não falou da outra profissão que gostaria de ter.

· Em que você trabalha?

R: Em um supermercado

· Suas Perspectivas e Probabilidades quanto ao trabalho?

R: Ser mais reconhecida no que faço ter um salário melhor.



· Você concorda com Voltaire quando ele diz ” ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico”. Comente.

R: Eu concordo com ele, por que não adianta ver, ter só a teoria sobre um determinado assunto, você tem que ter pratica ter certa habilidade. .

Desenvolva mais sobre o pensamento de Voltaire.

AVALIAÇÃO ESCOLAR LIMITES E POSSIBILIDADES

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PROJETO: “O TRABALHADOR E SUAS CONQUISTAS” (4º Bimestre)

EMES – ESPAÇO MUNICIPAL DE ENSINO SUPLETIVO
PROJETO: “O TRABALHADOR E SUAS CONQUISTAS” (4º Bimestre)
Disciplinas Envolvidas: Sociologia (Profª. Lenyse); Filosofia (Profª. Tanely); Geografia (Profª. Rosana); História (Profª. Madelon); Biologia (Profª Frnanda); Integradas (Profª. Lenyse – 4º/5º Anos)


Justificativa

O Projeto O Trabalhador e suas Conquistas” é parte integrante do Projeto Trabalho, e surgiu da necessidade de uma reflexão entre jovens e adultos, sobre um projeto de vida profissional, dentro de um contexto social mais amplo, considerando valores e realizações.






Objetivos

Conhecer direitos e deveres do trabalhador;
Trocar experiências profissionais, colocando-se no lugar do “outro”;
Buscar novas alternativas no mercado de trabalho;
Saber sobre dados significativos para uma entrevista de trabalho (comportamento, vestimentas, vocabulário...);
Divulgar e socializar a profissão de cada um;
Identificar as condições de melhoria no ambiente de trabalho favoráveis à saúde;
Reivindicar qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.


Público Alvo

Todos os alunos do EMES envolvidos direta ou indiretamente neste projeto.


Tempo de
Duração

01 (Um) Bimestre
Obs: No decorrer de todo o projeto contaremos com a presença de profissionais ligados ao tema (SEBRAE, OAB, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, entre outros) que ministrarão palestras.







Atividades a serem
desenvolvidas

Confecção
de um
“cartão
de visita”


Cada aluno deverá elaborar um “cartão de visita” para ser afixado no “Boneco Anúncio”;



Criação do “Boneco
Anúncio”
Com o auxílio de um cavalete montaremos, junto com os alunos, um boneco que terá como função, o anúncio das diferentes profissões detectadas nos “cartões de Visita”. Estes, serão afixados no tronco do boneco;







Cartilha do Trabalhador
Utilizando encartes da Revista Época, os alunos construirão cartilhas voltadas para seus trabalhos ou aqueles que almejam alcançar. Todo o corpo da cartilha deverá constar gravuras e frases significativas, abordando:
a)Atitudes (corretas e incorretas);
b)Vestimentas (adequadas e inadequadas);
c)Relacionamento (bom e ruim);
d)Obrigações (direitos e deveres);
e)Vocabulário (correto e incorreto);
f)Comportamento (desejado e indesejado);
g)Higiene Pessoal (apresentável e não apresentável)
Obs: Nas capas dos encartes serão mantidas, apenas os títulos e alguns dados serão modificados para caracterizarem cada profissão.



Confecção da “Bolsa do Trabalhador”
Cada aluno deverá confeccionar uma bolsa de qualquer material e personalizá-la de acordo com sua profissão atual ou a que almeje. Dentro de cada bolsa serão colocados currículos e cartas de apresentação.



Criação de uma mini maquete
Os alunos deverão, numa caixa de sapatos infantil, criar uma maquete representando o seu ambiente de trabalho adequado à sua saúde. (iluminação, acessibilidade aos deficientes, acústica, mobiliários, circulação de ar, etc). As mini maquetes formarão um prédio, onde visualizaremos diferentes ambientes “favoráveis à saúde”.

Aluno participa do Conselho Escolar/Trabalho de Filosofia

Espaço Municipal de Ensino Supletivo
Filosofia – Matricula nº 1565/09
Professora: Tanely
Aluno: Hummel Carlos Dutra Castanheira
Ensino Médio - Modulo: 4
Ata do Conselho Escolar do EMES do dia 05/10/11
Fui convidado pela Diretora Suely para participar da Reunião do Conselho Escolar do EMES, no dia 05/10/11.
O assunto que foi debatido abordava o relacionamento entre alunos, professores, melhorias das atividades, prestação de contas e as novas compras com as verbas.
Muitos procuram a facilidade, querem tudo mastigado pedindo para que os professores ajudem mais isso não dependem só deles, mais sim dos alunos que deve ter tempo e vontade para estudar só assim os professores poderão ajudar.
Além disso, foi discutido a respeito de trabalhos e exercícios e como o assunto pode ser passado ao aluno para assim melhorar o aprendizado e o senso critico a respeito dos assuntos que estão em pauta na atualidade.
Mais para finalizar achei importante o conselho dos professores, pois debatemos assuntos, métodos de grande importância para nossa instituição, particularmente não sabia que existia esse conselho e que minha participação foi de muito valia para os assuntos que foram discutidos.
Relacionando o modulo 4 a reunião do conselho , lembro do filosofo Kant, que disse: “não existe um mundo independente do sujeito” ,ou seja,o mundo não é isolado de um individuo,a sociedade se forma a partir da junção entre os dois elementos.Partindo deste ponto,vemos que a relação aluno-professor,deve haver uma integração,o professor ao ensinar deve se importar com a aprendizagem do aluno,e este por sua vez precisa se comprometer com o seu aprendizado,tendo assim um adequado relacionamento com os professores e a instituição de ensino.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Entrevista a um idoso surdo. - Experiência e preconceitos



Trabalho de Sociologia
Professora: Lenyse Mello
Alunas: Aline Martins Batista
Lívia Souza Soares

1º Ano do Ensino Médio.

EMES é notícia no Tempo em Rio Bonito


O Tempo Rb

Os alunos do Espaço Municipal de Ensino Supletivo (Emes Rio Bonito) realizaram na última quarta-feira (28/09), na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito, do Projeto Cidadania, Justiça e Saúde realizado entre às 13h e 17h. Os professores montaram estandes com os trabalhos elaborados pelos cerca de mil alunos da instituição. Os trabalhos ficaram expostos durante o evento. Os temas trabalhados durante esse bimestre foram o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e a Lei Maria da Penha.

Durante o evento, que contou com a participação de representantes da secretaria de Educação e Cultura, a advogada Patrícia Nunes de Paula prestou esclarecimentos sobre o estatuto do Idoso e o ECA. Além disso, foram realizadas oficinas de brinquedos para as crianças e atividades culturais para os idosos, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Médio Dr. Márcio Duílio Pinto.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ata da Reunião do Conselho Escolar-05/10/11

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA do CONSELHO ESCOLAR do Espaço Municipal de Ensino Supletivo-EMES
Aos 5 (cinco) dias do mês de outubro de 2011(dois mil e onze) atendendo o Edital de Convocação de 21 de setembro de 2011, nesta cidade à Rua XV de Novembro 210-3º andar – Centro - Rio Bonito-RJ reuniram-se os membros efetivos e membros suplentes do Conselho Escolar devidamente assinados na lista de presenças para deliberarem sobre: O que comprar com R$ 2.404,80 (custeio) e R$ 2.404,80 (capital), total de R$4.809,60 ,dinheiro o PDDE, que está depositado em conta no Banco do Brasil. Dar ciência da notícia sobre o EMES, no Jornal o Tempo em Rio Bonito e do atendimento a solicitação feita pelo gabinete do prefeito de cópia da Ata do Conselho Escolar datada de 29/08/2011. Assumiu a direção dos trabalhos a Senhora. Adriana Lessa, presidente do Conselho Escolar que, por força de lei, escolheu a mim IVANA DE SOUZA MORAES, para secretariá-la. A Srª. Presidente declarou instalada a reunião a fim de, inicialmente dar ciência aos presentes da verba que se encontra a disposição da Associação de Apoio ao EMES em conta própria no Banco do Brasil.Sendo R$ 2.404,80 (Dois mil, quatrocentos e quatro reais e oitenta centavos) para material de consumo e R$2.404,80(Dois mil, quatrocentos e quatro reais e oitenta centavos) para aquisição de material permanente. Apresentou uma lista de necessidades e solicitou dos presentes que se manifestassem a respeito das prioridades, levando em conta que as necessidades são muitas e a verba é curta. Ato contínuo, a Senhora Presidente deu ciência a todos sobre a notícia que saiu na imprensa local a respeito da situação do EMES. Informou que o gabinete do prefeito solicitou cópia da ata do Conselho Escolar, datada de 29/08/11. Após as devidas informações, deu-se o debate de item por item, restando ao final, aprovados por unanimidade as seguintes deliberações: Ficou sugerido comprar com o valor permanente: Computador e arquivo para uso da secretaria, data show e ventiladores para os alunos e com o valor de consumo: Pasta suspensa, cartucho para impressoras, folha A-4 e ofício, sacos plásticos para documentos, caixa box e pasta polionda .O conselho decidiu solicitar mensalmente à Secretaria de Educação as necessidades da Escola, tais como: Merenda e ventiladores para os alunos, computador e arquivo vertical para uso da Secretaria. Foi questionado sobre a relação Projeto/Módulos,. Pontos positivos e negativos. O aluno Hummel relatou a importância de poder trabalhar os módulos relacionados aos projetos com a necessidade de abordar vários tópicos, apresentando pesquisa e conhecimento sobre o assunto trabalhado no Projeto. Há a necessidade de ser fazer um anexo na apostila de redação explicando como fazer relatório, resenha e trabalho científico e na apostila de artes, a elaboração do cartaz. Além disso, deve ser feito uma relação entre o conteúdo programático e o tema abordado no Projeto do bimestre. Decidiu-se que a partir do dia vinte de Outubro de dois mil e onze, o aluno só poderá obter o empréstimo do módulo mediante a apresentação de uma pasta plástica para o transporte do mesmo. Concluídos os trabalhos, a Senhora Presidente do Conselho Escolar, Adriana Lessa da Fonseca, que passou a palavra para quem quisesse se manifestar, e na ausência de manifesto e nada mais havendo a tratar, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, e determinou a mim, Ivana de Souza Moraes, que servi como secretária, que lavrasse a presente ata que vai por mim, a Srª. Presidente do Conselho Escolar e demais membros presentes assinada, como sinal de sua aprovação.

Sarau na Praça

Sarau
A palavra sarau vem do latim (seranus), através do galego (serao). Trata-se de um evento realizado à tarde ou à noite, em casa particular ou em outro espaço, em que várias pessoas se encontram para se expressar artisticamente, podendo haver quem participe apenas como público. Um sarau pode envolver, entre outras manifestações, dança, poesia, teatro e a leitura de poemas ou outros textos. Evento bastante comum no século XIX, o sarau vem sendo redescoberto por seu caráter democrático e descontraído.

Organização:
O Sarau será feito no Coreto da Praça Fonseca Portela, centro de Rio Bonito.
O ideal é que alunos e educadores se envolvam na definição do tema e na seleção dos textos e músicas que serão apresentados.
O ambiente deve ser agradável e intimista, com luz suave ou de velas. Pode-se pedir o apoio de músicos, atores, bailarinos e artistas plásticos da escola ou da comunidade. Mas, o importante, para o êxito desta atividade, é que cada participante se sinta motivado a apresentar textos de sua produção, de outro autor ou a colaborar de alguma outra forma na concepção e/ou realização do sarau. É essencial que, nos dias anteriores, seja facilitado o acesso dos alunos, educadores e funcionários da escola a uma ampla variedade de poemas ou narrativas curtas, que podem ser expostos em varal, mural ou de outro modo, em espaço de grande circulação, para que cada um decida o que pretende ler na ocasião.

Data: 10 de novembro de 2011, a partir das 17:00 horas
Projeto Sarau na Praça

Detalhes do Projeto
Instituição Responsável: Espaço Municipal de Ensino Supletivo- EMES
Responsáveis: Professores de Língua Portuguesa, Redação e Literatura
Coordenador Pedagógico. Professora Fernanda Leite
E-mail: emesrb@yahoo.com.br
Telefone: (21) 99837293
Local da Ação: Coreto na Praça Fonseca Portela
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Espaço Municipal de Ensino Supletivo-EMES, Professores, Pais e Comunidade Escolar e amigos da escola
Beneficiados: 100 pessoas, aproximadamente
Descrição da Ação: O Projeto "Sarau na Praça" tem como objetivo maior promover a apresentação de música, contos, poesias, declamados por alunos, professores e pessoas da comunidade escolar. Está fundamentado na constituição de grupos de estudo e pesquisa na área da literatura, bem como na criação e produção de trabalhos realizados pelos alunos. Desta forma, acreditamos poder disponibilizar um espaço de desenvolvimento da leitura e escrita, revelar valores culturais, dinamizar a criatividade dos discentes.
Histórico: Mediante a grande dificuldade na aquisição do processo da leitura e da escrita pelos alunos, observamos a urgência de dinamizar esse processo com atividades as quais possibilite desenvolver a criatividade, o prazer da leitura e o domínio do conhecimento pelos discentes. Desta forma, justifica-se a implantação deste projeto, onde criaremos um momento mágico com apresentação de músicas, declamações por alunos e artistas locais de poesias e contos, tanto de poetas de nível nacional como os trabalhos idealizados e criados pelos artistas locais, bem como dos próprios alunos. Portanto, com o desenvolvimento do projeto, além de termos grupos de alunos realizando atividades de leitura e escrita, aprendendo e conhecendo a nossa literatura, também, apresentações de poesias e performances, proporcionando socialização, momentos culturais, informações e momentos lúdicos.
Objetivo Geral: Promover apresentações musicais, contos e poesias, declamados por alunos, professores e pessoas da comunidade escolar;
Objetivo Específicos: Dinamizar o processo de aquisição e domínio da leitura e da escrita na escola; Promover espaços de desenvolvimento de criação, estudo e pesquisa na área da literatura e arte para alunos da escola; Disponibilizar momentos culturais, para a comunidade escolar;
Resultados esperados para 2011
Em 2011, o EMES irá realizar, no mês de novembro apresentação do Sarau no coreto da Praça Fonseca Portela, em Rio Bonito, para sensibilização .
Resultados esperados para 2012
Dar continuidade ao projeto, organizando o grupo de coordenação, um cronograma para as atividades de estudo pesquisa, e apresentação de trabalhos; Dinamizar com oficinas, organizações de sarau literário, entre outras atividades, revitalizando de forma continuada os grupos de trabalho, pelo menos uma por bimestre. Elaborar concursos de poesias na escola, com apresentações bimestrais ;
Melhorar desempenho dos alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita; Organizar uma exposição com os trabalhos realizados pelos grupos; Garantir apresentações e performances para todos os bimestres .
Relacionar módulos ao projeto.Como contextualizar e trabalhar a gramática com esse projeto
Em 2012 o EMES irá realizar, no mês de novembro apresentação do Sarau no coreto da Praça Fonseca Portela, em Rio Bonito, para sensibilização .

Recursos e meios para execução: A estruturação do projeto "Sarau na Praça" é um importante recurso metodológico que irá contribuir de forma sistemática e eficiente no melhoramento dos índices do processo de aquisição da leitura e da escrita no Espaço Municipal de Ensino Supletivo-Rio Bonito. Acreditamos que, com seu desenvolvimento, destacaremos grupos de alunos com habilidades poéticas, artísticas e literária que poderão sobre sair como destaques em outros espaços. Desta forma, constituiremos grupos de coordenação do projeto, e subgrupos para que possam estruturar, organizar e dinamizar o desenvolvimento do projeto ao longo das etapas.
Realizadores: Professores de Língua Portuguesa. Literatura e Redação, Conselho Escolar; Coordenação Pedagógica.
Apoiadores: Diretor do EMES, Professores e comunidade escolar

terça-feira, 4 de outubro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

Espaço Municipal de Ensino Supletivo pede socorro Flávio Azevedo

Pág. 15 - Espaço Municipal de Ensino Supletivo pede socorro
Flávio Azevedo

No EMES, o mesmo espaço abriga alunos e professores de disciplinas diferentes.
O Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES), uma unidade escolar premiada, reconhecida por sua importante atuação em projetos voltados a cidadania e ao estímulo ao senso crítico, está batalhando para se manter funcionando e oportunizando o aprendizado aos seus quase mil alunos. Instituição que tem contribuído bastante para promover a Educação riobonitense, o EMES necessita de investimentos e espaço físico para desempenhar o seu papel com mais eficiência e excelência.

Na tarde do último dia seis de setembro, a nossa reportagem visitou as instalações do EMES, que desde 2009 está localizado provisoriamente no terceiro andar do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). O aperto e o desconforto das acomodações para professores e alunos não é o único problema enfrentado. A falta de material de limpeza, material escolar, papel higiênico, equipamentos e até água, são problemas constantes, geralmente resolvidos com uma ‘vaquinha’ entre os funcionários que se cotizam para comprar algumas coisas.

Por conta da função que ocupa e da natureza do seu cargo, a diretora do EMES, a professora Suely Nunes de Paula estava visivelmente constrangida com a provável repercussão dessa matéria, mas confirmou a situação desconfortável da unidade. Apesar disso, a diretora apresenta números que mostra a importância da escola. “O EMES, de 2006 até hoje, já diplomou 487 alunos. Se levarmos em conta que essa unidade é uma escola de Ensino Supletivo, os nossos números são muito bons”, afirma a diretora.

Uma sala verdadeiramente multiseriada e multidisciplinar
O bom desempenho da escola, que recentemente teve o prazer de ter um dos seus ex-alunos sendo aprovado num concurso da Petrobras, é o que mantém o corpo docente do EMES estimulado a trabalhar.
– Essa é a escola dos sonhos, porque ela atende as pessoas que por alguma razão foram excluídas pelo sistema educacional. Apesar dessas dificuldades, nós conseguimos resultados animadores. Se tivéssemos um espaço físico adequado, podendo, inclusive, receber os idosos que por conta dos 75 degraus que precisam subir até chegar até aqui, abandonaram a escola, os nossos resultados seriam muito melhores – argumenta Suely, revelando que já fez inúmeros memorandos sobre o assunto à Semec, mas nenhum deles foi respondido.

A diretora também confirmou a reclamação recebida pela nossa reportagem, denunciando que as aulas do EMES, semanalmente, são interrompidas por funcionários da Semec. “Os alunos são convidados a se retirar e ficam sem as aulas. Os integrantes da reunião, em vários momentos, usam de rispidez com os alunos e isso gera desgaste entre todos nós”, analisou.

Para justificar a preocupação com o EMES, a coordenadora pedagógica da unidade, a professora Fernanda Leite, apresentou os projetos que serão realizados no mês de setembro. “Temos o Projeto Educação e Cidadania, o Época na Educação, que nós sempre participamos; o Projeto Justiça, Cidadania e Saúde, que vai contar com três palestras e as inscrições estão esgotadas. Para fechar o mês de setembro, no dia 28, nós estaremos na Praça Fonseca Portela realizando o Projeto Conscientização e Trabalho, que também o objetivo de promover a escola”, disse Cláudia.

Justificativa

O vereador Fernando Soares pede providências para o EMES
Na Câmara Municipal, o vereador Fernando Soares (PMN), que visitou a unidade, cobrou investimentos para o EMES, investimentos no setor cultural da cidade e disse que a unidade escolar está “cumprindo a sua missão, por isso, ela deve ser respeitada”. Já a secretaria de Educação informou que o EMES está no prédio da Semec de forma provisória e que nos próximos meses a unidade será transferida para a Escola Municipal Dr. Paulo do Couto Pfeil, que terá o seu corpo docente e discente transferido para a escola que a Prefeitura vai inaugurar em breve na entrada da Caixa D’Água.